A centenária Praça de Toiros “Palha Blanco” foi o cenário escolhido pela Câmara Municipal de Vila Franca para a apresentação da edição comemorativa do 90.º aniversário das tradicionais Festas do Colete Encarnado – “A festa da tradição e da modernidade, para exaltar o campo à cidade, que é também a festa da família e dos jovens”, como afirmou Fernando Ferreira, presidente da autarquia vilafranquense, ao anunciar as maiores Festas de sempre, com o conceito “90 anos, 90 dias, 90 horas”.

Ao longo de três meses, Vila Franca de Xira receberá noites de tertúlia, colóquios, visitas, exposições, filmes, demonstrações de toureio e da arte de pegar, animação musical e iniciativas destinadas a crianças e a adultos, assim como a tradicional corrida de toiros do Colete Encarnado.

Toda a oferta cultural resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Junta de Freguesia de Vila Franca, as Tertúlias do Concelho, o Clube Taurino, o Clube Vilafranquense, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, o Ateneu Artístico Vilafranquense, a Escola de Toureio “José Falcão”, a Tauroleve, Lda., a Paróquia de Vila Franca de Xira, a Comissão de Festas do Senhor Jesus da Boa Morte, a associação Sevilhanas.com e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Franca de Xira.

A Semana da Cultura Tauromáquica, que vai decorrer de 2 a 10 de Abril, será o mote destes 90 dias, seguindo-se as Festas do Colete Encarnado 2022, que nesta edição apresenta mais um dia na sua programação. Aos três tradicionais dias do evento é acrescentada a quinta-feira, 30 de Junho, para proporcionar aos locais e visitantes 90 horas de diversos momentos festivos.

Para eternizar este aniversário, a espera de toiros do dia 3 de Julho incluirá uma Passagem de Toiros e Campinos pela Ponte Marechal Carmona, evocando o que se fazia no passado, naquele que será um momento único na história do Colete Encarnado. Nesta festa, que se orgulha de ser uma das maiores e mais emblemáticas do Ribatejo, as esperas, as largadas, as corridas de toiros, os espectáculos musicais e a hospitalidade das Tertúlias atraem milhares de pessoas para as ruas de Vila Franca de Xira.

A homenagem ao Campino, figura emblemática do Ribatejo e principal cartaz do evento, decorre na tarde de sábado, dia 2 de Julho, e pretende valorizar o papel deste trabalhador do campo e a sua importância nas tradições e cultura tauromáquica vila-franquense. Este é o ponto mais alto das Festas do Colete Encarnado, que reúne campinos e população no Largo da Câmara Municipal, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento ao Campino. Nesta edição, o campino a homenagear é Joaquim Rodrigues da Silva Salvaterra, ao qual será entregue o Pampilho de Honra, um tributo póstumo a José Carlos Semeador.

Leia também...

Olivença a postos para a sua Feira Taurina

A Feira Taurina de Olivença, que decorrerá de 3 a 5 de Março, foi apresentada em Madrid, na Feira Internacional de Turismo (FITUR), pela…

João Moura Júnior – Imparável!

Triunfador destacado da primeira metade da temporada, mantendo a liderança incontestável do pelotão, João Moura Júnior tem já contratadas trinta corridas em 2023, entre…

Pablo Hermozo despede-se em 2024

O conceituado rejoneador navarro Pablo Hermoso de Mendoza elegeu a Cidade do México, onde se encontra acompanhado de sua família, para anunciar oficialmente que…

Curtas… Ao Estribo!

Apesar de estarem agendadas para breve obras de requalificação da praça de toiros de Alcácer do Sal, a empresa Ovação e Palmas, de Luís…