Bárbara Bandeira, Átoa, Orquestra Típica Scalabitana com a participação especial do músico Berg, Corrida de Touros de São José, o regresso da Procissão e do Desfile Etnográfico, assim como diversas actividades equestres, taurinas e desportivas e ainda uma nova iniciativa que envolve mais de 25 Restaurantes do Concelho: “Santarém Petiscos & Festas de São José”, são alguns dos destaques das Festas de São José 2022.

As Festas da Cidade de Santarém foram inauguradas esta quinta-feira, 17 de Março, e estendem-se até dia 20, celebrando o feriado municipal, no dia de S. José (19 de Março), com um programa que procura “vivificar as tradições” do concelho.

As Festas de S. José afirmam-se como o grande evento do concelho, dando a conhecer ao País aquilo que Santarém tem de melhor no que respeita às suas tradições e ícones: o folclore, em que o fandango é o rei da festa, o artesanato, a gastronomia dos quatro cantos do País, os campinos – grandes guardiões da Lezíria e dos animais que a percorrem, a que se associa a festa brava e o ambiente tipicamente ribatejano, recriando a festa do Ribatejo e exaltando alguns dos seus ícones, marca da nossa tradição.

Com diversas actividades equestres e taurinas agendadas, entre as quais uma corrida de toiros, no feriado municipal, o programa inclui também concertos, com os DJ Vassalo e Menasso, com Bárbara Bandeira (dia 19), de tributo a Carlos Paião (dia 20), pelo Conservatório de Música de Santarém, dos 76 anos da Orquestra Típica Scalabitana (dia 18) e o “Concerto de Primavera”, pelo Coro do Círculo Cultural Scalabitano (dia 20).

Uma homenagem ao primeiro rei de Portugal, junto à estátua de D. Afonso Henriques, no jardim das Portas do Sol, assinalou, dia 15, a tomada de Santarém, realizando-se, dia 19, um “acampamento” em Pernes, pela Associação Pernes Medieval, que marcará os 875 anos da conquista cristã da cidade, segundo o programa divulgado pela autarquia.

As Festas de S. José, apresentadas como “o grande evento do concelho”, incluem um desfile etnográfico com ranchos folclóricos (dia 20), sendo que, no espaço do Campo Emílio Infante da Câmara (antigo Campo da Feira), haverá animação e artesanato, acolhendo os restaurantes do concelho, a partir do próximo sábado, a iniciativa “Santarém Petiscos”.

A inauguração das Festas de São José decorreu pelas 18h00, de hoje, e nesta noite a música fica a cargo de tunas académicas. No dia 18 de Março há duplo concerto: às 21h30 a Orquestra Típica Scalabitana celebra o 76º aniversário com um espectáculo em que tem como convidado o cantor Berg, seguindo-se a actuação do grupo Átoa.

No dia 19 de Março, feriado municipal, o programa alia o sagrado ao profano com a missa de São José pelas 10h30, na Sé Catedral, seguindo-se a procissão em honra do santo patrono das festas. À noite, a cantora Bárbara Bandeira sobe ao palco pelas 22h30.

No último dia, pelas 16h00, realiza-se o Concerto da Primavera, na Igreja de Marvila, com a participação do Coro do Círculo Cultural Scalabitano e da Sociedade Filarmónica Instrução e Cultura Musical da Gançaria. Pelas 17h00 há danças sevilhanas no recinto das festas onde, pelas 18h30, o espectáculo de tributo a Carlos Paião, pelo Conservatório de Música de Santarém, encerra o programa musical.

Ainda no domingo, 20 de Março, pelas 10h00, tem lugar o habitual desfile etnográfico, que este ano vai percorrer a zona do Sacapeito entre as proximidades do Politécnico e o recinto das festas. Para as 11h00 está marcado o espectáculo “Usanças”, com o Núcleo Etnográfico de Abitureiras, Grupo Cultural e Etnográfico de Alcanhões e Rancho Folclórico da Sociedade Recreio Educativa da Romeira.

DJ’s, petiscos, artesanato, desporto e tradições taurinas em destaque

As noites de quinta, sexta e sábado terminam com música de vários DJ, como Vassalo, Menasso e Miguel Simões. No recinto da feira estarão também os habituais expositores com artesanato e produtos locais. O programa inclui ainda algumas actividades desportivas que vão decorrer ao longo do mês de Março na cidade, em modalidades como o padel, rugby, karaté, trampolins e ginástica acrobática.

A gastronomia também não foi esquecida, tendo o município criado a iniciativa Santarém Petiscos, para provar nos mais de 25 restaurantes aderentes. Uma campanha que a decorrer de 12 a 20 de Março.

As Festas de São José são também um momento de exaltação das tradições taurinas e do mundo rural, com largadas toiros marcadas para a meia-noite de sexta e sábado. Na tarde de 19 de Março, pelas 16h00, há uma corrida de toiros na Monumental Celestino Graça, com os cavaleiros João Moura Jr., João Ribeiro Telles e João Salgueiro da Costa a lidarem seis toiros da ganadaria Veiga Teixeira. As pegas estarão a cargo dos Forcados Amadores de Santarém e do Aposento da Moita.

Durante todos os dias vão decorrer actividades equestres no picadeiro do recinto das festas. Nos dias 19 e 20, pelas 10h00, há demonstrações de toureio de salão na Praça Sá da Bandeira, pela Escola de Toureio Associação Sector 9.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…