Foto de Arquivo

O festival Bons Sons, que deveria realizar-se em Agosto, na aldeia de Cem Soldos, em Tomar, vai ser adiado para 2022, regressando após a requalificação do recinto.

A 11.ª edição do festival deveria realizar-se entre os dias 12 e 15 de Agosto deste ano, mas, segundo o Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS), que organiza, “não estão reunidas as condições” para a realização do evento que será adiado para 2022.

Entre os factores que ditaram o adiamento o SCOCS estão as obras de requalificação do largo (Largo do Rossio) e do centro de Cem Soldos, área ocupada pela quase totalidade do recinto do festival que envolve toda a aldeia e que atraia anualmente milhares de festivaleiros.

Em comunicado, os organizadores do festival explicam que “a requalificação significa o aumento da qualidade de vida das pessoas que habitam e que visitam a aldeia, melhorias nas infra-estruturas, no saneamento básico e drenagem de águas, na pavimentação de vias e áreas de lazer, na iluminação/electricidade, no mobiliário urbano, na circulação das pessoas e dos automóveis e na organização do estacionamento”.

O projeto de requalificação do Largo do Rossio e das áreas adjacentes é da responsabilidade da Câmara de Tomar e representa, segundo o SCOCS, “uma aposta na cultura, no interior do país, na música portuguesa, no voluntariado, nas aldeias, nos projectos sustentáveis e nas comunidades activas”, como é o caso de Cem Soldos, que “cria um festival com 80% de receitas próprias e que permite um significativo impacto socioeconómico e mediático na aldeia, na cidade e na região”.

No comunicado, a organização garante que, em 2022, o Bons Sons regressará “mais forte mais próximo que nunca”, num convite aos festivaleiros “para viver a aldeia de sempre mas ainda mais atractiva, com uma nova moldura, mais qualidade de vida, mais confiança, recebendo ainda melhor todos aqueles que a visitam”.

Os bilhetes já adquiridos são válidos para 2022, devendo aqueles que não pretenderem estar presentes nessa data contactar a organização através do e-mail bilhetes@bonssons.pt, entre 16 de Agosto e 02 de Setembro de 2021.

Organizado desde 2006 pelo SCOCS, o Bons Sons manteve-se bienal até 2014, passando depois a realizar-se anualmente.

A aldeia de Cem Soldos é fechada e o seu perímetro delimita o recinto que acolhe mais de uma dezena de palcos integrados nas ruas, praças, largos, igreja e até garagens e lagares.

São os cerca de mil habitantes da aldeia que organizam e montam o festival, ao longo do qual acolhem e servem os visitantes, numa partilha que distingue o Bons Sons dos restantes festivais nacionais.

Leia também...

Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão assinala oito anos de vida

Jaime Ricardo Gouveia, ao centro, recebeu prémio patrocinado pela família de Mário Dias O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) assinalou oficialmente o…

Aldeia de Pereira celebra Festa Rural por três dias

A tradicional Festa Rural da Pereira, a mais pequena aldeia do concelho de Constância, com cerca de 30 habitantes, regressa entre 30 de Agosto…

Galeria Municipal do Entroncamento recebe Exposição de Aguarela “Olhares de MPL” de Manuel Lopes

A Galeria Municipal recebe, entre os dias 27 de Agosto a 8 de Setembro, a Exposição de Aguarela “Olhares de MPL” de Manuel Lopes.…

‘Rutter Magnificat’ une Conservatório de Música de Santarém e Concórdia Música em duplo concerto de Natal

‘Rutter Magnificat’ é o duplo concerto de natal que o Conservatório de Música de Santarém e a Associação Concórdia Música do Entroncamento vão promover…