O Festival “Celestino Graça” – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo decorre em Santarém entre os dias 3 e 9 de Setembro, numa organização do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém e a Liga dos Amigos do Festival Celestino Graça.

Nesta edição, que decorrerá na Casa do Campino, onde regressou há cinco anos, o Festival Celestino Graça apresenta algumas inovações no seu vasto e diversificado programa geral, que inclui espectáculos de Fado, de Folclore (nacional e internacional), de música popular, de banda filarmónica e de concertinas, para além das exposições de artesanato e de fotografia, e da imprescindível gastronomia, com a participação de quatro tasquinhas.

As representações estrangeiras que participarão no 60.º Festival Internacional de Folclore são oriundas de Argentina, do Brasil, de Colômbia, de Croácia, de Espanha e da Sérvia, e os grupos folclóricos portugueses são representativos do Douro Litoral norte, da Beira Alta, da Beira Baixa, da Alta Estremadura, do Ribatejo e do Algarve, e ocuparão parte importante da programação dos três últimos dias. De notar que este ano terá lugar um Festival Infantil de Folclore, denominado “Cidade de Santarém”, o qual ocorrerá na tarde de sábado, dia 7 de Setembro.

A Gala “Abraçar Gerações”, que é destinada aos espectadores mais jovens e aos mais veteranos, decorre este ano numa parceria com a Fundação Inatel, através do seu programa “Entre Idades”, o que permite que todas as crianças e os mais idosos do nosso distrito poderão assistir gratuitamente à actuação dos grupos folclóricos estrangeiros e do Grupo Infantil de Dança Regional, de Santarém.

Dado que esta é a 60.ª edição do Festival Internacional de Folclore, que teve a sua edição inicial em 1959, no âmbito da Feira do Ribatejo, é grato referir a participação do Grupo Infantil da Asociación de Coros y Danzas de Badajoz – Espanha, cujo grupo titular foi o primeiro grupo estrangeiro a actuar na Feira do Ribatejo, em 1958, e repetiu a sua participação no primeiro Festival, em 1959. Assim, se faz história…

Entretanto, outras actividades e motivos de interesse constituem a vasta programação do Festival Celestino Graça, que este ano também apresentará algumas sessões em Abrantes, Almeirim e nas Caldas da Rainha, no desenvolvimento de um projecto de consolidação e de valorização deste certame que já levou o nome de Santarém às sete partidas do mundo.

Entretanto, sugerimos aos nossos Leitores que poderão aderir à Liga dos Amigos do Festival “Celestino Graça”, através do e-mail fest.int.folk.santarem@hotmail.com, e poderão assistir a todos os espectáculos pela módica quantia de 12 euros, valor da quota anual. Adiram à Liga e assistam aos diversos espectáculos na Casa do Campino.

Leia também...

Escola Portuguesa de Arte Equestre homenageou Feira Nacional do Cavalo em dia de S. Martinho

No passado dia 11 de Novembro, a Escola Portuguesa de Arte Equestre…

Feira de Maio de Azambuja de 30 de Maio a 3 de Junho

A Centenária Feira de Maio, a mais castiça das Festas Ribatejanas, está…

Fernanda Narciso inaugura exposição sobre Bernardo Santareno

Estará patente, de 3 a 24 de Julho de 2021, na Galeria…

Igreja da Misericórdia de Coruche classificada como monumento de interesse público

A Igreja da Misericórdia de Coruche, fundada em 1580, foi classificada esta…