Numa região com fortes tradições na agricultura, Almeirim tem na sua ementa tradicional a Sopa da Pedra, o melão, os vinhos e as caralhotas, juntamente com uma variedade de petiscos que se assumem como um testemunho da sua identidade cultural.

Esta ementa “que regala quem nos visita justamente com a simpatia das suas gentes”, origina uma actividade económica primordial para todo o concelho.

Desta forma, a Confraria Gastronómica de Almeirim vai pelo 6º ano consecutivo organizar o Festival da Sopa de Pedra. Este será entre os dias 29 de Agosto e 02 de Setembro, sempre numa perspectiva de crescimento e uma melhoria geral, agora com uma visibilidade excelente num espaço nobre da cidade como é o Parque das Tílias, junto à Praça de Touros e da maior concentração da restauração local.

Uma vez que falta pouco mais de um mês e meio para o referido Festival e sendo este um dos eventos mais importantes da cidade e com maior projecção da mesma, a apresentação oficial do Festival da Sopa da Pedra, irá realizar-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Almeirim,  no dia 18 de Julho, quarta-feira, pelas 18h.

O nome deste festival surge nesta edição somente como ‘Festival da Sopa da Pedra’, deixando cair a anterior designação (Festival da Sopa da Pedra e do Petisco), dando ainda mais relevo ao prato que é “rei” da gastronomia do concelho.

Leia também...

Colisão faz três feridos na EN118 à entrada de Almeirim

Um aparatoso acidente obrigou ontem à noite ao corte da EN118, à entrada de Almeirim, no sentido Alpiarça-Almeirim, numa zona de duplo traço contínuo.…

Dezoito entidades assinam em Salvaterra de Magos compromisso para gestão sustentável da água

Cerca de duas dezenas de entidades gestoras do setor da água, municípios e instituições públicas assinam, na terça-feira, em Salvaterra de Magos, a Declaração de…

Santarém Basket com três equipas em provas nacionais 

O Santarém Basket Clube estará presente em mais duas provas Nacionais resultantes dos jogos das Finais Four, e fase de apuramento ao Campeonato Nacional,…

Chuva intensa provoca danos em teto de escola de Ourém

A chuva intensa que caiu no concelho de Ourém provocou danos no teto do Centro Escolar de Freixianda, deixando alunos sem aulas, disse à…