Numa região com fortes tradições na agricultura, Almeirim tem na sua ementa tradicional a Sopa da Pedra, o melão, os vinhos e as caralhotas, juntamente com uma variedade de petiscos que se assumem como um testemunho da sua identidade cultural.

Esta ementa “que regala quem nos visita justamente com a simpatia das suas gentes”, origina uma actividade económica primordial para todo o concelho.

Desta forma, a Confraria Gastronómica de Almeirim vai pelo 6º ano consecutivo organizar o Festival da Sopa de Pedra. Este será entre os dias 29 de Agosto e 02 de Setembro, sempre numa perspectiva de crescimento e uma melhoria geral, agora com uma visibilidade excelente num espaço nobre da cidade como é o Parque das Tílias, junto à Praça de Touros e da maior concentração da restauração local.

Uma vez que falta pouco mais de um mês e meio para o referido Festival e sendo este um dos eventos mais importantes da cidade e com maior projecção da mesma, a apresentação oficial do Festival da Sopa da Pedra, irá realizar-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Almeirim,  no dia 18 de Julho, quarta-feira, pelas 18h.

O nome deste festival surge nesta edição somente como ‘Festival da Sopa da Pedra’, deixando cair a anterior designação (Festival da Sopa da Pedra e do Petisco), dando ainda mais relevo ao prato que é “rei” da gastronomia do concelho.

Leia também...

Samora Correia reclama estacionamento gratuito no Hospital de Vila Franca de Xira

Uma recomendação apresentada pelos autarcas independentes Nelson Lopes e Paula Rego, na…

FOTOS | Ambulância ardeu por completo na A23

Uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Fátima ardeu hoje por completo na…

Lezíria, Médio Tejo e Oeste querem que Governo inicie negociação com Bruxelas para serem NUTS II

As Comunidades Intermunicipais (CIM) da Lezíria, do Médio Tejo e do Oeste…

“Os incêndios na Serra da Estrela são um triste acontecimento que nos envergonha a todos”

César Garcia, natural de Santarém, estudou Ecologia de Ecossistemas Florestais Autóctones em…