A 2ª Edição do Festival das Sopas Ribatejanas de Vale de Cavalos recebeu mais de 4 800 visitantes, que vieram de várias regiões do país para degustar mais de 13 variedades de sopas típicas ribatejanas, entre as quais: sopa de carneiro com feijão verde, sopa de agrião, sopa de arroz com tripas, sopa de fraca do campo, canja, sopa do campo (entulho), sopa de cogumelos, sopa d’aldeia, couve com feijão, caldo verde, sopa de peixe e sopa de pedra, sopa de grão com massa, confeccionadas pelas associações, colectividades, freguesias e uniões de freguesia do Concelho, com os produtos endógenos da região chamusquense. mais de uma dezena de sopas.

No total dos três dias do certame foram servidos mais de 1 500 litros de sopa, cerca de mais 300 do que no ano passado.

À semelhança do ano passado, no último dia do festival, a Confraria de Gastronomia do Ribatejo provou e avaliou as sopas presentes no certame gastronómico. A sopa de cogumelos, servida pela União de Freguesias da Parreira arrecadou o 1ºlugar, a sopa de carneiro com feijão verde, oferecida pela empresa Carpintaria Mário, arrecadou pelo segundo ano consecutivo o 2º lugar e a sopa d’Aldeia, do Centro Cultural do Semideiro, o 3º lugar.

Durante o festival os visitantes puderam ainda provar alguns petiscos tradicionais, de que são exemplo carne de alguidar, moelas, bifanas, carapaus fritos, ovos mexidos com farinheira e pica-pau.

O Festival das Sopas Ribatejanas é uma organização conjunta entre o Município da Chamusca e a Junta de Freguesia de Vale de Cavalos, tem como objectivo a divulgação e valorização das sopas ribatejanas e conta com a colaboração de associações, colectividades e agentes económicos do Concelho. A próxima edição do Festival das Sopas Ribatejanas de Vale de Cavalos regressa em 2025, de 21 a 23 de Março.

Leia também...

Câmara de Santarém recebe prémio “Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis” pelo 8º ano consecutivo

A Câmara de Santarém recebeu o prémio «Autarquias + Familiarmente Responsáveis 2018», no dia 21 de novembro, no Auditório da Associação Nacional dos Municípios…

Santarém e Rio Maior são duas das 20 autarquias que vão isentar IMI durante cinco anos

As Câmaras de Santarém e de Rio Maior, no distrito de Santarém estão entre as 20 autarquias que vão permitir aos donos de habitação…

“Onde andam os medicamentos dos Portugueses?”

Cada vez é mais comum não se conseguir dispensar à primeira as receitas que se trazem do médico. O problema não é novo, mas…

Chamusca recebe concerto de Célia Barroca e o seu “Indifado”

A fadista Célia Barroca apresenta este sábado, dia 23 de Março, às 21h00, no Cineteatro da Chamusca, o seu concerto com “O Indifado”, um…