No passado dia 1 de Dezembro, foi assinado o Acordo de Colaboração entre o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, representado pelo investigador Paulo Estudante, e o Conselho de Parceiros dos Órgãos Históricos de Santarém, representado pelo Vereador da Cultura, Nuno Domingos, com o objetivo de realização de um Concerto Histórico anual no seio do FÓS.

O Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, através do projeto de investigação Mundos e Fundos – Mundos metodológico e interpretativo dos Fundos Musicais – , compromete-se a colaborar científica e artisticamente com o Conselho de Parceiros dos Órgãos Históricos de Santarém, na preparação do Festival de Órgão de Santarém (FÓS), organizado pelas três entidades parceiras – Município de Santarém, Diocese de Santarém e Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Esta colaboração vai traduzir-se na proposta e preparação, por parte do Mundos e Fundos, e realização, por parte do Conselho de Parceiros do ÓHS, de um Concerto Histórico anual no seio do FÓS.

Após a assinatura, Paulo Estudante e Nuno Domingos, assistiram ao primeiro Concerto Histórico, na Capela Dourada, sob o tema ‘Do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra’ com música vocal e instrumental, que se insere no trabalho de investigação em curso, no âmbito do projeto “Mundos e Fundos”, integrado no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, que se apresenta como parceiro da programação do FÓS.

Leia também...

Verão In.Santarém arranca hoje com yoga, carros antigos, teatro e brinde ao solstício

A programação de verão no centro histórico de Santarém arranca hoje, assinalando o solstício, com uma actividade de yoga no jardim Portas do Sol,…

Santarém é o Destino Gastronómico do Ano para a Revista de Vinhos

“Os Melhores do Ano 2018” foram divulgados e premiados pela Revista de Vinhos no passado dia 1 de Fevereiro, na Alfândega do Porto. A…

Associação Cultural Vale de Santarém dá a conhecer calendário de actividades

A Associação Cultural Vale de Santarém Identidade e Memória deu a conhecer recentemente o calendário de actividades para o ano 2025, a primeira das…

Tasquinhas estão de volta a Rio Maior

De 25 de Março a 3 de Abril.