O Festival de Órgão de Santarém (FÓS) está na final da quarta edição do Iberian Festival Awards, na categoria Best New Festival, afirma um comunicado das entidades promotoras.

Sublinhando que esta quarta edição do Iberian Festival Awards, que terá a sua gala a 13 de Março em Vigo (Espanha), atingiu um recorde no número de candidaturas, a Câmara, a Diocese e a Misericórdia de Santarém, que organizam o FÓS com o Conservatório de Música e Artes do Centro, consideram “uma grande honra” a primeira edição do festival chegar à final.

Na sua primeira edição, em Novembro último, o FÓS “quis apresentar o órgão, sobretudo, num contexto de música de câmara, quer no papel de acompanhador, quer como o instrumento de maior relevo no seio de uma orquestra, nunca descurando a sua autoridade como instrumento solista”, afirma a nota.

O centro histórico de Santarém “tem o maior número de órgãos de tubo, ibéricos (construídos há mais de 200 anos), em funcionamento” numa área tão circunscrita, restaurados “depois de mais de 100 anos parados”.

Leia também...

Actriz Teresa Mota morreu aos 82 anos

Natural de Tomar.

Programa “Caminhos” regressa em Abril ao Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com os municípios da região, regressa com o primeiro ciclo da edição 2025 do CAMINHOS, um…

Manuel Soares Traquina lança novo livro

O romance de Manuel Soares Traquina “Elisa” é lançado este sábado, no Trincanela CB-53, em Abrantes, com apresentação pelo historiador José Martinho Gaspar, que…

Bibliófilo Alberto Manguel convidado do encontro de bibliotecas UNESCO em Torres Novas

O ensaísta e bibliófilo Alberto Manguel é o conferencista convidado do III Encontro de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO que se realiza…