O Festival de Órgão de Santarém (FÓS) está na final da quarta edição do Iberian Festival Awards, na categoria Best New Festival, afirma um comunicado das entidades promotoras.

Sublinhando que esta quarta edição do Iberian Festival Awards, que terá a sua gala a 13 de Março em Vigo (Espanha), atingiu um recorde no número de candidaturas, a Câmara, a Diocese e a Misericórdia de Santarém, que organizam o FÓS com o Conservatório de Música e Artes do Centro, consideram “uma grande honra” a primeira edição do festival chegar à final.

Na sua primeira edição, em Novembro último, o FÓS “quis apresentar o órgão, sobretudo, num contexto de música de câmara, quer no papel de acompanhador, quer como o instrumento de maior relevo no seio de uma orquestra, nunca descurando a sua autoridade como instrumento solista”, afirma a nota.

O centro histórico de Santarém “tem o maior número de órgãos de tubo, ibéricos (construídos há mais de 200 anos), em funcionamento” numa área tão circunscrita, restaurados “depois de mais de 100 anos parados”.

Leia também...

Festa da Juventude em Valada nos dias 9 e 10 de Agosto

Valada vai receber um conjunto de iniciativas dedicadas aos mais jovens, nos dias 9 e 10 de Agosto. É a Festa da Juventude, organizada…

“Sou incapaz de escrever com a roupa no corpo”

“O Espelho da Medusa” é o terceiro livro de Rita Pea, autora natural de Aveiras de Cima. A obra, apresentada no Cartaxo, conta “com…

Escola de acordeão Andreia Sofia conquista 2º lugar no “Acordeão d’Ouro”

Concurso promovido pelo programa Praça da Alegria, da RTP

Central do Caldeirão recebe espetáculo “Vaivém”

O espetáculo “Vaivém”, do Lupa Grupo de Teatro, chega à Black Box da Central do Caldeirão (Torres Novas) no próximo dia 17 de Janeiro,…