O Festival de Órgão de Santarém (FÓS) está na final da quarta edição do Iberian Festival Awards, na categoria Best New Festival, afirma um comunicado das entidades promotoras.

Sublinhando que esta quarta edição do Iberian Festival Awards, que terá a sua gala a 13 de Março em Vigo (Espanha), atingiu um recorde no número de candidaturas, a Câmara, a Diocese e a Misericórdia de Santarém, que organizam o FÓS com o Conservatório de Música e Artes do Centro, consideram “uma grande honra” a primeira edição do festival chegar à final.

Na sua primeira edição, em Novembro último, o FÓS “quis apresentar o órgão, sobretudo, num contexto de música de câmara, quer no papel de acompanhador, quer como o instrumento de maior relevo no seio de uma orquestra, nunca descurando a sua autoridade como instrumento solista”, afirma a nota.

O centro histórico de Santarém “tem o maior número de órgãos de tubo, ibéricos (construídos há mais de 200 anos), em funcionamento” numa área tão circunscrita, restaurados “depois de mais de 100 anos parados”.

Leia também...

Décimo almoço reúniu 200 ‘Amigos do Mangusto’

Cerca de 200 ‘Amigos do Mangusto’ reuniram-se no sábado, 4 de Novembro, no Centro Cultural das Fontaínhas e Graínho, no tradicional almoço promovido pelo…

Livro inspirado na pandemia transmite “esperança num futuro melhor”

“Vírus, Perdigotos e Ajuntamentos” marca a estreia literária de Rui Duarte Coelho. O livro, editado pela ‘5livros’ foi apresentado na passada sexta-feira, 15 de…

Gilberto Gil a 7 de Novembro e Tagua Tagua sábado em Santarém

O músico brasileiro Gilberto Gil, que termina em Portugal uma digressão europeia por oito países, actua no dia 7 de Novembro, às 21:30, no…

Tertúlia ‘À mesa com Maria do Céu Guerra’

Maria do Céu Guerra, actriz e encenadora, é a convidada do Círculo Cultural Scalabitano (CCS) e palestrante na tertúlia que marca o regresso das…