O Festival de Órgão de Santarém (FÓS) está na final da quarta edição do Iberian Festival Awards, na categoria Best New Festival, afirma um comunicado das entidades promotoras.

Sublinhando que esta quarta edição do Iberian Festival Awards, que terá a sua gala a 13 de Março em Vigo (Espanha), atingiu um recorde no número de candidaturas, a Câmara, a Diocese e a Misericórdia de Santarém, que organizam o FÓS com o Conservatório de Música e Artes do Centro, consideram “uma grande honra” a primeira edição do festival chegar à final.

Na sua primeira edição, em Novembro último, o FÓS “quis apresentar o órgão, sobretudo, num contexto de música de câmara, quer no papel de acompanhador, quer como o instrumento de maior relevo no seio de uma orquestra, nunca descurando a sua autoridade como instrumento solista”, afirma a nota.

O centro histórico de Santarém “tem o maior número de órgãos de tubo, ibéricos (construídos há mais de 200 anos), em funcionamento” numa área tão circunscrita, restaurados “depois de mais de 100 anos parados”.

Leia também...

“Vá Lá! Que é uma revista!” em cena na Chamusca

O Cineteatro da Chamusca é de novo palco de revista à portuguesa. “Vá Lá! Que é uma revista!” é um espectáculo de teatro comunitário…

Maria Lisboa, Belito Campos e Jorge Guerreiro na Feira de São Pedro e do Chocalho no Chouto

A tradicional feira de levante, em que se comercializavam chocalhos para o gado bravo, tornou-se numa festa com muita animação musical, folclore, tauromaquia e…

V Encontro de Cultura Popular do Ribatejo este sábado na Barquinha

O V Encontro de Cultura Popular do Ribatejo vai realizar-se este sábado, dia 28 de Junho, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha,…

Carnaval de Samora Correia sem corso mas com promessa de muita animação

O Carnaval de Samora Correia não terá este ano o habitual corso com carros alegóricos e grupos de mascarados, mas a associação que o…