A quinta edição do Festival Guitarra d’Alma arranca esta sexta-feira à noite, no auditório das Escolas Velhas de Almeirim, com um concerto pela violinista, cantora e compositora de origem russa Lanina Khmelik e pelo guitarrista português Francisco Pereira.

Organizado pela Câmara Municipal de Almeirim, o festival decorre até ao dia 24, com espetáculos na cidade de Almeirim e nas freguesias de Benfica do Ribatejo, Raposa e Fazendas de Almeirim, estando agendada para sábado à noite, em Benfica do Ribatejo, a actuação do Ensemble de Guitarras da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

No dia 16, na igreja paroquial da Raposa, o poeta José Fanha junta-se ao fadista Guilherme Frazão e ao guitarrista Custódio Castelo (mentor do festival) para o espectáculo “A Voz e a Guitarra Portuguesa”, realizando-se, no dia seguinte, no Centro Cultural de Fazendas de Almeirim, um concerto de guitarra portuguesa, guitarra clássica e acordeão, com os músicos João Vaz, João Chora e Vitor Moedas.

No dia 18, no cineteatro de Almeirim, realiza-se uma homenagem à pianista alpiarcence Leonor Leitão Cadete, estando o encerramento do festival agendado para as noites de 23 e 24, no mesmo espaço, com espetáculos pelo grupo de guitarras “José Manuel Neto Trio”, na sexta-feira, e, no sábado, pelo guitarrista almeirinense Custódio Castelo.

Reveja a entrevista realizada ao músico na abertura do Festival do ano passado

Leia também...

Cartaxo expressa pesar pela morte de Luís Nepomuceno

O Município do Cartaxo expressou hoje o seu “profundo pesar” pelo falecimento do ex-autarca da freguesia de Vila Chã de Ourique, Luís Nepomuceno. “Em…

RUTIS conclui Projecto Europeu DIGITALISE ME

A RUTIS, sedeada em Almeirim, concluiu o projecto Digitalise me. Este projecto criou um conjunto de materiais de aprendizagem para melhorar as competências de…

Procuradoria rejeita proposta de acordo da Câmara de Rio Maior sobre baldios

A Procuradoria-Geral da República (PGR) não aceitou a proposta de acordo feita pela Câmara de Rio Maior, num processo em que o Ministério Público…

Santarém aprova medidas extraordinárias de apoio a munícipes, IPSS e empresas

A Câmara de Santarém decidiu reforçar as medidas extraordinárias de apoio às famílias, instituições e empresas do concelho, “de forma a mitigar os efeitos…