Arranca hoje, dia 15, no Teatro Sá da Bandeira, a 17.ª Edição do Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS).

O FICS centra-se em filmes que exploram a relação entre o cinema e o território, com foco nas temáticas agrícolas, rurais e ambientais, decorrendo até 19 de Maio.

Teatro Sá da Bandeira, Casa do Brasil e outros locais em Santarém serão palco de “experiências cinematográficas únicas”, segundo a organização.

A Sessão de Abertura desta edição é simultaneamente a primeira sessão ‘EM FOCO’, onde será apresentada a pelúcula A FLOR DO BURITI de Renée Nader Messora e João Salaviza.

O FOCO desta edição é dedicado às lutas de resistência dos povos indígenas.

Os filmes seleccionados propõem um registo etnográfico sobre algumas das comunidades mais ameaçadas pela globalização e pelas alterações climáticas.

Viajamos através de comunidades remotas da Amazónia, Filipinas, Indonésia e Nepal, para darmos a conhecer os povos Krahô n´ A FLOR DO BURITI, Uitoto em YAROKAMENA, Huni Kuin em ESKAWATA KAIYAWAI (estreia nacional), Agusan Manobo em REFLECTION IN THE MARSH (estreia nacional), Mentawai em MENTAWAI – SOULS OF THE FOREST, e comunidades nepalesas no filme AVASHESH (estreia nacional) nas suas lutas pela manutenção dos territórios, preservação das suas tradições ancestrais, práticas agrícolas, vivências comunitárias e amor pela natureza.

A COMPETIÇÃO INTERNACIONAL deste ano traz-nos filmes actuais com diferentes poéticas, formas e durações. Obras que mapeiam o cinema contemporâneo, questionando-se a si mesmas e ao mundo que retratam.

Destaque para a estreia nacional dos filmes LUNATIC, LA DANSE DE LA GRUE, THAT IS THE SILENCE, AVASHESH e REJEITO; a estreia internacional dos filmes BECAUSE WE CAN e UGRA TALES, e a estreia mundial dos filmes THE URGE TO ESCAPE.SLOWLY e UN BLEU TRÈS SOMBRE.

A COMPETIÇÃO NACIONAL apresenta um panorama da diversidade, práticas e linguagens no cinema português.

Realce, igualmente, para a estreia nacional do filme INTERSEÇÃO ANIMAL, e das obras em competição simultânea pelo prémio de melhor filme regional: EM ANO DE SAFRA, INTERCEÇÃO ANIMAL, PRIMEIRA OBRA, ÁGUA MORNA e DEATH OF A MOUNTAIN.

O PANORAMA é uma secção não competitiva que propõe uma visão da produção cinematográfica contemporânea nacional e internacional, promovendo debates em torno da temática do festival.

Este ano, estão em debate três grandes temas, ao redor dos quais será articulada a programação: reflorestação, com os filmes RETURN OF THE MANGROVES, SILVESTRES (estreia mundial) e SANDFLIGHT (estreia nacional); recursos hídricos, com os filmes THE ISLAND (estreia nacional), THIS IS A STORY ABOUT WATER e LA CUENCA (estreia nacional) e organização em comunidade com os filmes UNITE FOR BISSAU e OUR AGROECOLOGY, OUR FUTURE.

Combinando uma sessão de cinema com um jantar, o FICS desafiou um Chef a criar um menu de degustação a partir de um filme. A sessão de CINEMA À MESA terá lugar no antigo Refeitório Jesuíta do Museu Diocesano de Santarém.

O filme seleccionado para esta sessão especial é CAPA DE HONRAS LA CUONTA DE L GAROTICO I L BIELHO, sobre a região de Trás-os-Montes.

SEMENTES E REBENTOS, o Projeto Educativo do FICS, irá decorrer ao longo das manhãs do Festival. Serão atividades para várias faixas etárias, dos 4 aos 18 anos, para famílias, para a comunidade de professores, educadores e profissionais do serviço educativo.

Este ano, o SEMENTES E REBENTOS estendem-se aos concelhos de Almeirim e Alpiarça, com sessões para a comunidade escolar nos dias 15, 16 e 17 de Maio. Em Santarém, e 15 a 17 de Maio teremos sessões para escolas, e nos dias 18 e 19 uma programação dedicada às famílias.

A programação desta edição é uma parceria com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…