O Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS), dedicado às temáticas do território, regressa depois de um interregno de três décadas, mostrando, de 24 a 28 deste mês, 32 filmes oriundos de 21 países.

Em comunicado, o FICS afirma que a Competição Portuguesa contará com os filmes “Luana”, de Tiago Melo Bento e Maria Simões, “Pastor Cósmico”, de Inês T. Alves, Mariana Pinho e Duarte Martins, “Boca Cava Terra”, de Luís Campos, “Terra que marca”, de Raúl Domingues, e “Um Nome para o que sou”, da realizadora Marta Pessoa.

Estão incluídos também filmes de realizadores escalabitanos, como “Denegas”, de Pedro Mourinha, “TRANS((MISSÃO))”, de Miguel Canaverde, e “Tradições dum Povo”, de Paulo Antunes, sublinhando a organização que vários realizadores estarão presentes no Festival.

Na Competição Internacional, estarão presentes “imagens de quase todo o mundo, das florestas húmidas da América do Sul, passando pelas planícies holandesas até às montanhas do Nepal”, afirma o FICS, uma organização do Cineclube de Santarém com o apoio do município escalabitano.

A organização destaca a estreia internacional de “Là où l’herbe est plus verte”, de Coco Tassel, “sobre a perspetiva de um agricultor francês sobre o trabalho com a terra”, e de “Tending The Garden”, de Claire Weissbluth, “uma viagem ao longo de um ano na vida comunitária de três quintas familiares que cultivam canabis e alimentos em busca de um futuro regenerativo”.

Na secção Panorama, “onde se apresenta uma visão da produção contemporânea nacional e internacional”, haverá a estreia mundial de “Nomadic Island – Towards Third Nature”, do realizador italiano Mattia Mura Vannuzzi, que estará em Santarém “para acompanhar o filme que explora novas soluções para enfrentar os desafios ambientais através da colaboração e da experimentação artística”.

O bailarino brasileiro Ramon Lima, um dos participantes de “Tes jambes nues”, de Vladimir Léon, “filme que funde o trabalho da terra e o trabalho coreográfico enquanto procura de uma forma mais justa de habitar o mundo”, marcará igualmente presença, acrescenta.

A secção Em Foco, dedicada “às agropoéticas de libertação e às lutas ecológicas”, trará a Santarém filmes que “propõem uma reflexão sobre a devastação das paisagens naturais e história de violência colonial e extrativista, em torno das práticas agrícolas de comunidades na Índia, Palestina, Moçambique e Mali”.

A realizadora indiana Radhamohini Prasad estará em Santarém para a estreia internacional do filme “Farmer Collectives in North Bengal” e Diogo Cardoso e Sofia da Palma Rodrigues, membros do colectivo de jornalismo narrativo Divergente, irão acompanhar a exibição do seu filme “Terra de todos, terra de alguns”, anuncia, ainda, o Cineclube.

Na programação “para além da tela”, o FICS promoverá conversas com realizadores, atividades no âmbito do projeto educativo “Sementes e Rebentos” e uma oficina sobre som, dinamizada pela associação Waves of Youth, iniciativas “em torno da temática agrícola, rural e ambiental”.

O programa inclui um jantar temático “Cinema à Mesa”, no antigo Refeitório Jesuíta do Museu Diocesano de Santarém, em que o chefe João Correia, do restaurante Dois Petiscos, vai criar um menu de degustação a partir do filme “Religo”, de Flora Pesenti, que será visionado antes da refeição.

Na sessão de encerramento, organizada em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, será exibido o filme “Erupção Vulcânica dos Capelinhos, Ilha Do Faial (1958)”, de Raquel Soeiro de Brito, acompanhada com uma composição ao vivo pelo artista escalabitano Manuel Brito e a pianista Sílvia Mendonça.

Designando-se como “Um Festival da terra, pela Terra”, o FICS reivindica-se como “um dos festivais de cinema mais antigos de Portugal”, tendo surgido em 1971, com a exibição, até 1989, de cinema sobre as temáticas agrícola, rural e ambiental.

A 16.ª edição do FICS surge agora, “retomando a sua matriz de programação”, com a exibição de “filmes que explorem a relação entre o cinema e o território”, abordando questões como “o trabalho, a natureza, a produção alimentar, a preservação ambiental, as alterações climáticas, as tradições, o que permanece e o que se altera”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…