Foto de arquivo
Foto de arquivo

O Festival Materiais Diversos que vai decorrer em Minde, Alcanena e no Cartaxo, de 27 de Setembro a 5 de Outubro, está à procura de voluntários.

No ano em que assinala a décima edição, o Festival propõe mais de 60 actividades e 17 espectáculos, cinco deles em estreia absoluta e quatro em estreia nacional, com a participação de 150 artistas.

Dança, música, performance, teatro, exposições, debates e actividades junto da comunidade, para além de uma festa de abertura a decorrer em Minde e uma festa de encerramento a decorrer no Cartaxo, integram o programa que começa em Minde a partir de 23 de Setembro e no Cartaxo a partir de dia 1 de Outubro.

A organização está à procura de voluntários que gostem de estar bem perto de tudo o que se vai passar nos palcos do Centro Cultural do Cartaxo ou do Cineteatro São Pedro, em Alcanena, conhecer espaços como a Galeria José Tagarro, no Cartaxo, a Fábrica da Cultura, em Minde ou a sede da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense.

“Se as artes de palco, as conversas à volta da cultura ou a relação dos artistas com a comunidade lhe interessam, então inscreva-se. Seja parte integrante da equipa que vai trazer a Minde, a Alcanena e ao Cartaxo, mais de 150 artistas e mais de 60 actividades. Saiba o que se passa nos bastidores, viva experiências que ficarão sempre consigo”, refere o apelo da organização.

Para se inscrever deve enviar e-mail para info@materiaisdiversos.com, indicando nome completo e data de nascimento; e-mail e telemóvel de contacto; local de residência; se possui ou não carta de condução; se tem experiência anterior na área cultural (formação, trabalho, voluntariado, ou outras); em que área gostaria de colaborar; qual a disponibilidade de dias e horários; que motivação para integrar o programa de voluntariado local e outras informações que considere relevantes.

O voluntariado decorrerá no âmbito do Programa de Voluntariado Local, no período entre 11 de Setembro e 9 de Outubro, mediante plano de trabalho a definir. As principais áreas de colaboração que estarão disponíveis são – informação e acolhimento de público, artistas e convidados; acompanhamento de artistas e convidados nos espaços de trabalho; apoio às montagens e desmontagens; e preparação e distribuição de materiais de comunicação.

Para se inscrever, deverá ser maior de 18 anos, ter gosto por cultura e artes, disponibilidade e capacidade de compromisso. Será feita uma selecção com base nas informações prestadas e numa entrevista (se necessário). Cada voluntário terá direito a seguro de acidentes pessoais, certificado de participação, alojamento (se necessário), refeições e acesso gratuito às actividades do festival.

Como perfil pretendido, a Associação Cultural Materiais Diversos, organizadora do Festival, indica no seu site – conhecimento do Festival Materiais Diversos e compreensão do seu papel; responsabilidade e sentido de compromisso; cumprimento dos horários e dos planos de trabalho acordados; espírito de equipa; simpatia, sentido de oportunidade e capacidade de comunicação; capacidade de resposta em situação de conflito (saber resolver pequenos conflitos e saber distinguir as situações que devem ser tratadas pela coordenação ou pela produção).

CALENDÁRIO
11 de Setembro
Reunião geral de voluntariado, com a coordenação de voluntariado e demais equipas do festival, com apresentação detalhada do programa do Festival pela diretora artística. Visita aos espaços de apresentação.

12 de Setembro a 9 de Outubro
Montagem e preparação de espaços, distribuição de materiais de comunicação, apoio ao acolhimento de artistas, públicos e convidados, desmontagens, balanço.

Leia também...

A Arte do Bunho em Santarém candidata a PCI? Porque não…

Está em fase adiantada de elaboração a candidatura da arte do bunho em Santarém a Património Cultural Imaterial (PCI), numa iniciativa liderada pelo Dr.…

Jessica Athayde, Valter Lobo e Shout! no Centro Cultural Gil Vicente em 2026

O primeiro trimestre de 2026 traz ao palco do Centro Cultural Gil Vicente (CCGV), em Sardoal, três espetáculos de diferentes géneros e que consolidam…

Grupo de Danças e Cantares Ribatejanos trouxe folclore ao Jardim da República

O Grupo de Danças e Cantares Ribatejanos organizou o seu 28º Festival de Folclore, na noite do passado sábado, dia 07 de Julho, no…

Caminho das Artes regressa ao centro histórico com fotos de avieiros do rio Tejo

A exposição Caminho das Artes regressou ao centro histórico de Santarém, no âmbito do Verão In.Santarém. Inaugurada oficialmente na passada quinta-feira, 11 de agosto,…