Foto de arquivo
Foto de arquivo

O Festival Materiais Diversos que vai decorrer em Minde, Alcanena e no Cartaxo, de 27 de Setembro a 5 de Outubro, está à procura de voluntários.

No ano em que assinala a décima edição, o Festival propõe mais de 60 actividades e 17 espectáculos, cinco deles em estreia absoluta e quatro em estreia nacional, com a participação de 150 artistas.

Dança, música, performance, teatro, exposições, debates e actividades junto da comunidade, para além de uma festa de abertura a decorrer em Minde e uma festa de encerramento a decorrer no Cartaxo, integram o programa que começa em Minde a partir de 23 de Setembro e no Cartaxo a partir de dia 1 de Outubro.

A organização está à procura de voluntários que gostem de estar bem perto de tudo o que se vai passar nos palcos do Centro Cultural do Cartaxo ou do Cineteatro São Pedro, em Alcanena, conhecer espaços como a Galeria José Tagarro, no Cartaxo, a Fábrica da Cultura, em Minde ou a sede da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense.

“Se as artes de palco, as conversas à volta da cultura ou a relação dos artistas com a comunidade lhe interessam, então inscreva-se. Seja parte integrante da equipa que vai trazer a Minde, a Alcanena e ao Cartaxo, mais de 150 artistas e mais de 60 actividades. Saiba o que se passa nos bastidores, viva experiências que ficarão sempre consigo”, refere o apelo da organização.

Para se inscrever deve enviar e-mail para info@materiaisdiversos.com, indicando nome completo e data de nascimento; e-mail e telemóvel de contacto; local de residência; se possui ou não carta de condução; se tem experiência anterior na área cultural (formação, trabalho, voluntariado, ou outras); em que área gostaria de colaborar; qual a disponibilidade de dias e horários; que motivação para integrar o programa de voluntariado local e outras informações que considere relevantes.

O voluntariado decorrerá no âmbito do Programa de Voluntariado Local, no período entre 11 de Setembro e 9 de Outubro, mediante plano de trabalho a definir. As principais áreas de colaboração que estarão disponíveis são – informação e acolhimento de público, artistas e convidados; acompanhamento de artistas e convidados nos espaços de trabalho; apoio às montagens e desmontagens; e preparação e distribuição de materiais de comunicação.

Para se inscrever, deverá ser maior de 18 anos, ter gosto por cultura e artes, disponibilidade e capacidade de compromisso. Será feita uma selecção com base nas informações prestadas e numa entrevista (se necessário). Cada voluntário terá direito a seguro de acidentes pessoais, certificado de participação, alojamento (se necessário), refeições e acesso gratuito às actividades do festival.

Como perfil pretendido, a Associação Cultural Materiais Diversos, organizadora do Festival, indica no seu site – conhecimento do Festival Materiais Diversos e compreensão do seu papel; responsabilidade e sentido de compromisso; cumprimento dos horários e dos planos de trabalho acordados; espírito de equipa; simpatia, sentido de oportunidade e capacidade de comunicação; capacidade de resposta em situação de conflito (saber resolver pequenos conflitos e saber distinguir as situações que devem ser tratadas pela coordenação ou pela produção).

CALENDÁRIO
11 de Setembro
Reunião geral de voluntariado, com a coordenação de voluntariado e demais equipas do festival, com apresentação detalhada do programa do Festival pela diretora artística. Visita aos espaços de apresentação.

12 de Setembro a 9 de Outubro
Montagem e preparação de espaços, distribuição de materiais de comunicação, apoio ao acolhimento de artistas, públicos e convidados, desmontagens, balanço.

Leia também...

“Aposto num futuro cada vez mais auspicioso para o Festival ‘Celestino Graça’”

De 03 a 09 de Setembro, a Casa do Campino, em Santarém,…

Área de Serviço leva ‘Forja’ ao Centro Cultural do Cartaxo

Forja, marca o regresso da Área de Serviço aos grandes textos do…

Exposição celebra “a força gravitacional” da centenária Capelinha das Aparições

Uma exposição no Santuário de Fátima assinala os 100 anos da Capelinha…

Nuno Garcia Lopes vence primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos

O poeta tomarense Nuno Garcia Lopes foi o vencedor da primeira edição…