A 38.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, dedicada ao azeite, vai acontecer de 26 de Outubro a 04 de Novembro, trazendo a Santarém três chefes distinguidos com estrela Michelin, anunciou hoje a organização.

Sob o lema “Dez Dias para Descobrir Santarém Enquanto Prova Portugal”, o “mais antigo festival gastronómico” do país leva “o melhor da tradição gastronómica nacional” à Casa do Campino, contando a edição deste ano com “banquetes desenvolvidos por três chefes distinguidos com estrela Michelin, Vítor Matos, Tiago Bonito e Joachim Koerper” e ainda pela “revelação ribatejana Rodrigo Castelo”.

O festival é este ano organizado pela empresa municipal Viver Santarém, com produção da Essência do Vinho e parceria da Câmara Municipal de Santarém e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A escolha do azeite como tema do festival é justificada pela organização com o facto de ser um alimento “típico, transversal e tão português”, servindo de inspiração às “criações” dos chefes convidados para a confecção dos banquetes que vão acontecer nas sextas-feiras e sábados.

Tiago Bonito, chefe da Casa da Calçada, em Amarante, fará a estreia no dia 26 de Outubro, seguindo-se Vítor Matos, do Antiqvvm, no Porto, e do Vidago Palace, em Vidago, no dia 27, Joachim Koerper, chefe do Eleven, em Lisboa, a 02 de Novembro, e Rodrigo Castelo, da Taberna Ó Balcão, em Santarém, no dia 03.

Nos 12 restaurantes presentes no evento serão dadas a provar “especialidades de norte a sul do país e das ilhas dos Açores e da Madeira” e nas tasquinhas típicas os produtos regionais, vinhos e doçarias.

Ao longo dos dez dias irão realizar-se aulas de cozinha, demonstrações de cozinha ao vivo, conversas sobre vinho e provas harmonizadas.

Com programação própria, os municípios produtores de azeite Mirandela, Moura, Marvão e Castelo Branco e ainda a Região dos Açores vão apresentar-se, em dias distintos, oferecendo degustações gastronómicas para “descobrir e apreciar o azeite”.

O festival vai ainda acolher, a 29 de Outubro, a cerimónia de entrega dos prémios “Great Taste Awards Portugal”, e, no dia 31, irá atribuir o primeiro prémio “Modernidade e Tradição”, que distinguirá o melhor prato inspirado em azeite, numa competição entre os antigos vencedores do concurso nacional “Jovem Talento de Gastronomia”.

No dia 01 de Novembro será apresentada a Carta Gastronómica do Ribatejo, um documento com 557 receitas recolhidas pela Confraria Gastronómica do Ribatejo, “em entrevista a 180 pessoas, na sua maioria idosas, como forma de preservar o património gastronómico da região”.

A entrada no festival, com um custo de dois euros, dá acesso a visitas guiadas gratuitas à cidade de Santarém, a primeira das quais, no dia 27 de manhã, será dedicada ao “Azulejo”, seguindo-se, no mesmo dia à tarde e ainda nos dias 31 de Outubro e 02 de Novembro, “Visita 360º” e, no dia 30 de manhã, “Fora de Portas.

Leia também...

Despiste no IC2 provoca um morto e três feridos

Uma idosa morreu e três pessoas ficaram feridas na sequência de um acidente rodoviário na tarde deste domingo, 29 de Setembro, em Asseiceira, Rio…

Startup Santarém ajuda a configurar proposta de valor das empresas

No âmbito do seu apoio ao empreendedorismo, a Startup Santarém realiza no dia 28 de Fevereiro, pelas 17h00, um encontro de networking empresarial para…

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 40 concelhos do continente

Mais de 40 concelhos do sul e do interior estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, no dia em que todo o território…

Dever de recolhimento domiciliário volta a vigorar a partir de 15 de Janeiro

As novas medidas hoje tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19, entre as quais o dever de recolhimento domiciliário, entram…