O filme de ficção “Salgueiro Maia – O implicado”, do realizador Sérgio Graciano, sobre um dos capitães que protagonizaram a revolução de Abril de 1974, terá estreia nos cinemas a 15 de Abril.
Apresentado como “o primeiro retrato, a projectar no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974”, o filme é encabeçado pelo actor Tomás Alves no papel de Salgueiro Maia.
A estreia do filme chegou a estar anunciada para Outubro deste ano, mas foi adiada para 2021, até porque a pandemia da covid-19 alterou o calendário dos planos de rodagem.
Num dos dias de filmagem em Junho, Sérgio Graciano admitiu à agência Lusa o “orgulho enorme” em poder retratar a vida “de um dos grande heróis da História de Portugal”, considerando, no entanto, que a homenagem já devia ter sido feita e “peca por tardia”.
Apesar de considerar que “faz sempre sentido dar muito valor à liberdade”, Sérgio Graciano observou que “agora mais que nunca”, pelo facto de se atravessar uma pandemia e de as pessoas terem ficado confinadas e de quarentena em casa.
O argumento é de João Lacerda de Matos a partir de uma biografia assinada por António de Sousa Duarte sobre o ‘capitão de Abril’.
Além de Tomás Alves, o elenco do filme contará, entre outros, com Tiago Teotónio Pereira, Filipa Areosa e Gabriela Barros.