O Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude (FITIJ) promove, no próximo dia 6 de Junho, mais uma edição da iniciativa ‘Filhos/as da Terra’, através dos novos meios digitais não presenciais.

O debate terá a presença de ‘quatro filhos/a’ do concelho de Santarém que actualmente trabalham em diversos locais fora do local de onde são naturais. João Carrolo (Programação Cultural), Susana Alves (Teatro e Música), Pedro Barreiro (Artista) e Rui Cruz (Entretenimento Mágico) são os oradores convidados desta iniciativa.

O FITIJ pretende com este debate dar a conhecer e realçar o trabalho
artístico desenvolvido por jovens que saíram do seu concelho ao longo do
tempo e saber a que actividades se dedicam no cumprimento das suas
satisfações pessoais e profissionais, noutras paragens.

Outro dos objectivos é também cruzar várias áreas artísticas para reflexão e debate sobre temas culturais contemporâneos, nos quais são intervenientes estes jovens, aproveitando para olhar o concelho a partir do novo lugar aonde agora se encontram.

É ainda ocasião para conhecer os processos diferentes de criação e práticas nas várias áreas artísticas, aproveitando também para conhecer mais a especificidade das áreas artísticas em causa, contribuindo assim para ir sensibilizando outros públicos eventualmente menos ligados às actividades culturais e, por outro lado, poder também consolidar os mais atentos no conhecimento das áreas e agentes que participam neste painel.

Este é já o segundo evento realizado de forma não presencial pelo FITIJ, que se tem socorrido dos novo meios digitais para apresentação e troca de ideias, sem os destinatários saírem de suas casas, sendo percursor desta prática no concelho, dentro do movimento associativo cultural, devido ao surto epidemiológico provocado pela Covid-19.

A organização refere que este modelo pode ser entendido “como um risco, mas também deve ser visto como uma alternativa à escassez de actividade cultural que temos presenciado nos últimos dois meses, tornando-se eficaz para o cumprimento de actividades e manter a ligação a outros públicos culturais, que podem até serem alcançados em qualquer parte do mundo que disponha desta tecnologia”.

Os interessados podem acompanhar o evento através da plataforma
digital Zoom e na página do Facebook do FITIJ, no dia 6 de Junho, pelas 21h30.

O evento é organizado pelo FITIJ / Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, Associação Cultural, ele conta com a colaboração da Câmara Municipal de Santarém / PAAAC  e da  União de Freguesias da Cidade de Santarém.

Leia também...

Antiga Central Eléctrica vai acolher associações do concelho do Cartaxo

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, assinou, no dia 16 de Março, o contrato de comodato que permitirá à autarquia…

Inclusão da “tiragem de cortiça” de Coruche no Património Cultural Imaterial em consulta pública

A inscrição da “tiragem de cortiça no concelho de Coruche” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial estará em consulta pública nos próximos 30…

‘Manifestival’ volta a animar Manique do Intendente no dia 25 com entradas gratuitas

A Associação Manifestival vai realizar pelo terceiro ano consecutivo o Manifestival 2018, na vila de Manique do Intendente, no Concelho de Azambuja. O termo…

Mural de arte urbana homenageia Escola Prática de Cavalaria em Torres Novas

O Município de Torres Novas tem em curso uma intervenção artística mural (arte urbana), da autoria do artista Pantónio, num muro à entrada da…