O Grupo de Forcados Amadores de Santarém pegou em solitário a corrida do passado domingo, dia 12 de Junho, em Alvaiázere, integrada na programação da Fafipa-22. O Cabo João Grave aproveitou esta corrida – em que foram lidados toiros da Herdade de Camarate, bem apresentados e que cumpriram na generalidade – para rodar novos forcados e o que é verdade é que as coisas correram de feição, auspiciando um bom ciclo para a formação escalabitana.

O Grupo consumou cinco pegas à primeira tentativa e apenas uma à quarta, consumada ao quinto toiro, um dos mais problemáticos, embora o forcado da cara nem sempre tivesse estado bem, o que não constitui nenhum drama porque o caminho faz-se caminhando. Foram solistas nesta tarde Bernardo Bento, Pedro Valério, Caetano Gallego, Miguel Fernandes, José Miguel Carrilho e Manuel Ribeiro de Almeida.

Nesta tarde ensolarada, com temperatura muito elevada, a praça registou boa afluência de público, com os sectores da sombra completamente cheios e os do sol bem compostos. Rui Salvador, Gilberto Filipe e Marco Bastinhas estiveram em bom plano técnico e artístico tendo sido calorosamente aplaudidos pelo afável público.

Nesta sexta-feira, dia 17 de Junho, o Grupo de Santarém e o Aposento da Moita pegarão os toiros de Mata-o-Demo na Barquinha, os quais serão lidados pelos cavaleiros Marco José, João Salgueiro da Costa e pelo rejoneador mexicano Cuauhtémoc Ayala.

Leia também...

Carta Gastronómica do Concelho de Santarém, um “legado alimentar” para as gerações futuras

A Carta Gastronómica do Concelho de Santarém foi apresentada, no passado domingo (dia 29 de Outubro), no Salão Nobre da Casa do Campino, numa…

Santarém avança com duas creches para responder ao crescimento populacional

A Câmara Municipal de Santarém vai avançar com a construção de duas creches para responder ao crescimento populacional e incentivar a natalidade no concelho,…

Feira de Todos os Santos e ExpoCartaxo 2025

Tomás Bastos e João Perdigão – Um caso sério!

João Perdigão foi um “taurino” de excelência, um bom amigo que viveu intensamente o fenómeno tauromáquico na sua amada Vila Franca e que sempre…