A Galeria Municipal do Entroncamento, acolhe entre os dias 30 de Junho e 12 de Julho, a exposição “60 anos da chegada da tração eléctrica ao Entroncamento” da AMF – Associação do Museu Nacional Ferroviário.

A exposição tem inauguração marcada para o dia 30 de Junho, sábado, às 17h00, precisamente no dia em que se comemoram os 60 anos da chegada da tracção eléctrica ao Entroncamento.

Foi em 30 de Junho de 1958, que quatro mil ferroviários e as suas famílias receberam, em ambiente de festa, na estação do Entroncamento, o comboio eléctrico que viera de Lisboa, sendo assim inaugurado o troço electrificado de Lisboa a Entroncamento.

Houve foguetes, música de bandas, discursos de membros representativos do Governo e da CP, um cocktail para os convidados ilustres e merenda na cantina da CP, oferecida aos ferroviários.

A história de um lugar é feita de memórias e esta exposição pretende mostrar o passado para que se perceba a sua importância no presente, numa cidade que cresceu em torno da ferrovia e cuja memória colectiva e as marcas sociais e culturais estiveram, estão e estarão sempre ligadas aos comboios.

A exposição tem entrada livre e estará patente de terça-feira a domingo entre as 15h00 e as 19h00.

Leia também...

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos requalifica Piscinas Municipais

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos procedeu a trabalhos de requalificação no Complexo das Piscinas Municipais. A intervenção incluiu substituição da cobertura da…

Detido em flagrante por tráfico em Almeirim

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Almeirim, no dia 10 de Janeiro, deteve em flagrante, um homem de 21 anos,…

Teatro Sá da Bandeira recebe lançamento do projecto videográfico “De Pedro, as Memórias”

O Teatro Sá da Bandeira vai receber no próximo dia 28 de Fevereiro, pelas 10h00, o lançamento do projecto videográfico “De Pedro, as Memórias”,…

Enfermeiros do Hospital de Santarém marcam três dias de greve

Os enfermeiros do Hospital de Santarém marcaram uma greve de três dias a partir de terça-feira em protesto contra a “situação grave” provocada pela…