No âmbito estudantil e taurino por ocasião da Semana Académica regressa este ano a Garraiada Académica que se vai realizar no próximo dia 4 de maio na Monumental Celestino Graça em Santarém.

As garraiadas académicas foram sempre um marco histórico nas tradições portuguesas no que toca à cultura taurina. Ao longo dos tempos foram-se perdendo, mas, agora a Associação Leões da Agrária conjuntamente com a Câmara Municipal de Santarém e a Associação Setor 9 vão dinamizar um vasto programa.

O Cartel será composto por quatros cavaleiros, Marco Santos, Vasco Veiga, Juan de José e Fernando Fetal “El Fetal” e as suas quadrilhas e ainda por dez grupos de forcados universitários, serão lidados quatro novilhos das distintas ganadarias do Dr. António Silva, de Rosa Rodrigues, de Santa Maria e de Santos Silva. As pegas ficaram a cargo dos Leões da Agrária de Santarém, Escola Superior de Gestão de Santarém, Escola Superior Agrária de Santarém, ISLA de Santarém, Instituto Superior de Agronomia – ISA, Javalis da Mitra – UE, Raposos da Comenda – Agrária de Elvas, Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Escola Superior Agrária de Beja e Escola Superior Agrária de Coimbra.

Haverá ainda duas rezes bravas para que os estudantes curiosos e atrevidos tenham oportunidade de mostrar os seus dotes. No final haverá muita música e animação. As entradas serão livres.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara, destacou a importância deste regresso da Garraiada Académica a Santarém “somos a Capital do Ribatejo, o Cavalo, o touro, o forcado e o campino são símbolos importantes das nossas tradições, o regresso da garraiada académica é uma tradição agora recuperada no nosso território e é uma aposta para a continuidade nos próximos anos, queremos que os nossos jovens vivam as nossas tradições e vivam Santarém com alegria e amor ao nosso querido Concelho”.

Leia também...

Presidente da Câmara de Santarém confia que ANMP vai “bater o pé ao Governo” na descentralização

O presidente da Câmara de Santarém afirma que todos os autarcas estão preocupados com a descentralização porque perceberam que as verbas são insuficientes, mas…

“Há uma maldição chinesa, “que vivas tempos interessantes”, penso que estamos a viver esses tempos”

A apresentação do mais recente livro da autoria de António Rocha Pinto, “Naquele tempo”, decorreu na tarde do passado sábado, dia 9, na Sala…

Assinado Auto de Consignação da nova Esquadra da PSP do Entroncamento

Decorreu hoje, dia 3 de outubro, nos Paços do Concelho, a assinatura do Auto de Consignação da nova Esquadra da PSP do Entroncamento, um…

Ex-comandante da PSP de Santarém é a primeira mulher superintendente-chefe daquela força policial

Paula Peneda, ex-comandante da PSP de Santarém é a primeira mulher a ser nomeada para a categoria de superintendente-chefe da PSP, o patamar mais…