O preço por litro de gasóleo deverá descer a partir de hoje 17 cêntimos e o da gasolina 13 cêntimos, segundo perspectiva o Governo que, apesar desta descida, vai manter a redução das taxas do ISP.

Para esta semana, perspectiva-se “uma queda nos preços dos combustíveis na ordem dos 17 cêntimos por litro de gasóleo e 13 cêntimos por litro de gasolina”, referiu o Ministério das Finanças num comunicado divulgado na sexta-feira, referindo a variação resultante da descida das cotações internacionais dos produtos refinados na última semana face à anterior.

Esta evolução do preço por litro “deveria resultar numa redução da receita do IVA que conduziria a um ajustamento das taxas unitárias do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) em 2,6 cêntimos, no caso do gasóleo, e 2 cêntimos no caso da gasolina”, tendo em conta o novo mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias.

No entanto, e perante a “incerteza da evolução da conjuntura”, bem como a expectativa de respostas coordenadas a nível europeu, o Governo decidiu que “não será feita a correspondente atualização de ISP”.

Desta forma, durante esta semana, vai manter-se o desconto temporário do ISP de 3,4 cêntimos no litro de gasóleo (valor que incorpora a redução de 2,4 cêntimos no ISP que resultou da subida dos preços em 16 cêntimos por litro no início desta semana e a redução em 1 cêntimo que vigora desde outubro) e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina (redução de 1,7 cêntimos no ISP aplicados no início desta semana e a redução em 2 cêntimos que vigora desde outubro).

A decisão do Governo de não fazer esta compensação resulta da instabilidade da evolução do mercado, também de não haver ainda uma resposta de Bruxelas nomeadamente sobre o pedido efetuado por Portugal de redução, temporária e excecional, da taxa o IVA aplicável à venda de combustíveis.

Leia também...

Pneusol assinala 50 anos de um negócio que corre sobre rodas

Na foto: João António Simões Carlos e Miguel Carlos “Haja o que…

NERSANT explica como implementar práticas de sustentabilidade no sector dos transportes e logística

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e a CIMLT…

Mitsubishi Fuso anuncia aumento salarial extraordinário na fábrica do Tramagal

O presidente da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), cuja fábrica em Tramagal,…

Governo alarga apoio aos agricultores de dez concelhos da região afectados pela seca

O Governo alargou a mais 18 municípios os apoios a agricultores com…