Entre as inúmeras candidaturas internacionais, o projecto do GEOTA de reabilitação fluvial com remoção da barreira obsoleta no Alviela, realizada em Vaqueiros/Santarém em Abril do ano passado, foi seleccionado pelo júri, estando integrado entre os três melhores projectos a nível europeu.

A coordenadora do Programa Rios Livres GEOTA, Ana Catarina Miranda, sublinhou que “o sucesso desta intervenção no rio Alviela é fruto das parcerias envolvidas, nomeadamente os Municípios de Santarém e Alcanena e que num curto horizonte temporal vê com boas expectativas a implementação de um Programa Nacional de Restauro”. Ana Catarina Miranda, mencionou ainda que “a possibilidade de vencermos este prémio é inspiradora para as comunidades do Alviela, para Portugal e para a conectividade dos nossos rios”, mas chama a atenção para que “Estamos a competir com dois outros projectos incríveis, realizados em França e na Escócia, e o nosso sucesso depende grandemente da votação do público”.

O projecto mais inspirador e mais votado pelo público receberá um troféu especial e 15.000 euros para o próximo projecto de remoção. O vencedor será anunciado durante a próxima Conferência Free Flow em Groningen, Holanda, a 16 de Abril.

A eleição do projecto vencedor decorreu até ao dia 22 de Março.

Leia também...

Obra na EN362 que liga Santarém a Alcanede concluída

Os trabalhos de beneficiação do troço da Estrada Nacional 362 entre Alcanede…
Foto ilustrativa

Sismo de magnitude 1,9 na escala de Richter sentido em Benavente

Um sismo de magnitude 1,9 na escala de Richter foi hoje sentido…

Município de Santarém prepara Plano Municipal de Acção para a Gestão dos Resíduos Urbanos

No âmbito do Plano Municipal de Acção para a Gestão dos Resíduos…

Vítimas de abuso na Igreja com idades entre os 5 e os 25 anos – Relatório

A idade mais prevalente das vítimas de violência sexual no seio da…