Entre as inúmeras candidaturas internacionais, o projecto do GEOTA de reabilitação fluvial com remoção da barreira obsoleta no Alviela, realizada em Vaqueiros/Santarém em Abril do ano passado, foi seleccionado pelo júri, estando integrado entre os três melhores projectos a nível europeu.

A coordenadora do Programa Rios Livres GEOTA, Ana Catarina Miranda, sublinhou que “o sucesso desta intervenção no rio Alviela é fruto das parcerias envolvidas, nomeadamente os Municípios de Santarém e Alcanena e que num curto horizonte temporal vê com boas expectativas a implementação de um Programa Nacional de Restauro”. Ana Catarina Miranda, mencionou ainda que “a possibilidade de vencermos este prémio é inspiradora para as comunidades do Alviela, para Portugal e para a conectividade dos nossos rios”, mas chama a atenção para que “Estamos a competir com dois outros projectos incríveis, realizados em França e na Escócia, e o nosso sucesso depende grandemente da votação do público”.

O projecto mais inspirador e mais votado pelo público receberá um troféu especial e 15.000 euros para o próximo projecto de remoção. O vencedor será anunciado durante a próxima Conferência Free Flow em Groningen, Holanda, a 16 de Abril.

A eleição do projecto vencedor decorreu até ao dia 22 de Março.

Leia também...

Escola do Cartaxo oferece curso técnico profissional de vitivinicultura

A Escola Secundária do Cartaxo apresentou recentemente a oferta formativa para o…

“Novos Desafios para a Olivicultura Nacional” e “Os Desafios Futuros das Áreas Rurais” foram temas de debate na Agroglobal

A Consulai – Consultadoria Agro-Industrial e a Olivum – Associação de Olivicultores…

Grupo Motard ‘Bispos do Asfalto’ assinalou 21 anos de existência

O Grupo Motard Bispos do Asfalto, da Torres do Bispo, São Vicente…

Município de Azambuja reforça em 16% verbas dos Acordos de Transferência e Contratos Interadministrativos com as freguesias

O Executivo Municipal de Azambuja realizou no dia 29 de Agosto, no…