A Guarda Nacional Republicana apreendeu mais de duas toneladas e meia de pinhas no passado dia 8 de Novembro, no concelho de Coruche.

Segundo o Comando Territorial de Santarém, durante uma acção de patrulhamento da Operação “Campo Seguro”, os militares da Guarda detectaram a apanha ilícita de pinhas fora de época num terreno florestal.

Perante o ilícito, a GNR apreendeu 2790 quilos de pinhas de pinheiro manso; quatro varas de alumínio; cinco escadas em ferro e um atrelado. Para além da apreensão, foi identificado um homem e ainda elaborado um auto de contra-ordenação contra uma empresa, cuja coima pode atingir os 35 mil euros.

A acção contou com o reforço de elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Coruche e os factos foram comunicados ao Instituto de Conservação da Natureza Ambiente e das Florestas (ICNF).

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana relembra que a colheita de pinhas de pinheiro manso é proibida entre 1 de Abril e 1 de Dezembro e, ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso para salvaguardar o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida.

O pinheiro manso é uma espécie florestal com um crescente interesse económico, em que a importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas à escala regional, uma vez que o pinhão produzido em Portugal é de todos o mais valorizado pelas suas características nutricionais.

Leia também...

Primeiro-ministro e maioria dos ministros viajam de comboio para o Entroncamento

 O primeiro-ministro e a grande maioria dos ministros viajam hoje de comboio para o Conselho de Ministros extraordinário que se realizará no Entroncamento, dedicado…

Missa e Procissão coroaram Festas Anuais do Arneiro das Milhariças

Centenas de pessoas associaram-se no sábado, dia 20 de Janeiro, à Missa e Procissão, no âmbito da Festa em Honra do Mártir São Sebastião,…

Santarém inaugura sistema de videovigilância com 26 câmaras para reforçar segurança pública

Santarém tem a partir de hoje um sistema de videovigilância com 26 câmaras, que funcionarão 24 horas por dia na zona histórica, nas Portas…

Conselho Regional da OA promove encontro sobre Sociedades de Advogados e lança plataforma

O Conselho Regional de Évora da Ordem dos Advogados (OA) realiza na sexta-feira, em Santarém, o II Encontro das Sociedades de Advogados e lança,…