A Guarda Nacional Republicana apreendeu mais de duas toneladas e meia de pinhas no passado dia 8 de Novembro, no concelho de Coruche.

Segundo o Comando Territorial de Santarém, durante uma acção de patrulhamento da Operação “Campo Seguro”, os militares da Guarda detectaram a apanha ilícita de pinhas fora de época num terreno florestal.

Perante o ilícito, a GNR apreendeu 2790 quilos de pinhas de pinheiro manso; quatro varas de alumínio; cinco escadas em ferro e um atrelado. Para além da apreensão, foi identificado um homem e ainda elaborado um auto de contra-ordenação contra uma empresa, cuja coima pode atingir os 35 mil euros.

A acção contou com o reforço de elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Coruche e os factos foram comunicados ao Instituto de Conservação da Natureza Ambiente e das Florestas (ICNF).

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana relembra que a colheita de pinhas de pinheiro manso é proibida entre 1 de Abril e 1 de Dezembro e, ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso para salvaguardar o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida.

O pinheiro manso é uma espécie florestal com um crescente interesse económico, em que a importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas à escala regional, uma vez que o pinhão produzido em Portugal é de todos o mais valorizado pelas suas características nutricionais.

Leia também...

Um morto em colisão entre ambulância e automóvel em Vila Nova da Barquinha

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida numa colisão ocorrida hoje de manhã na A13, em Vila Nova da Barquinha, que obrigou ao corte…

Colisão entre ligeiro e pesado de mercadorias causa um morto em Benavente

Uma colisão entre uma viatura ligeira e um pesado de mercadorias, em Benavente, causou hoje um morto e três feridos, e obrigou ao corte…

Movimento já libertou uma dezena de cães acorrentados

O ‘Quebr’a Corrente’ é o primeiro movimento cívico do país a libertar cães acorrentados, através da vedação de espaços exteriores por voluntários e sempre…

Associação de Vizinhos de Marvila apresenta-se à comunidade

A Associação de Vizinhos de Marvila apresentou-se à comunidade numa sessão realizada no passado sábado, dia 06 de Janeiro, na pastelaria Bijou 3 em…