O Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 40 pessoas e registou dois mortos em 105 acidentes de viação no distrito de Santarém, entre os dias 3 e 9 de agosto.
As operações semanais da força de segurança resultaram em 11 detenções por condução sob o efeito do álcool, oito por condução sem habilitação legal, quatro por ofensa à integridade física grave, três por desobediência, três por violência doméstica e três por tráfico de estupefacientes. Registaram-se ainda duas detenções por furto de produtos agrícolas, uma por resistência e coação sobre funcionário, uma por violação de imposições legais e uma por furto em residência.
No âmbito da fiscalização rodoviária, os militares detetaram 627 infrações ao Código da Estrada. O excesso de velocidade contabilizou 233 infrações, seguido pela falta de inspeção periódica obrigatória com 66 casos e pelo acondicionamento incorreto de carga com 39 registos. Foram também identificadas 22 situações de falta de seguro, 21 infrações associadas ao uso de tacógrafos, 21 por ausência ou uso incorreto de cinto de segurança e sistemas de retenção para crianças, 20 por utilização de telemóvel durante a condução, 16 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao limite legal e 14 por falhas na iluminação ou sinalização dos veículos.
Os acidentes de viação contabilizados causaram, além das duas vítimas mortais, dois feridos graves e 41 feridos ligeiros. No âmbito da fiscalização geral, a GNR emitiu 28 autos de contraordenação, dos quais 13 devido ao consumo de produtos estupefacientes, 12 por infrações à legislação policial e três por incumprimento das normas de defesa da floresta contra incêndios.
