A GNR anunciou hoje que vai realizar, em Outubro e em todo o país, a operação “Censos Sénior”, para sinalizar os idosos que vivem sozinhos ou isolados e garantir melhores condições de segurança a este grupo da população.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana avança que a edição deste ano da operação “Censos Sénior” realiza-se no âmbito do policiamento comunitário e pretende “garantir um conjunto de acções de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa”.

Segundo a corporação, os militares da GNR vão realizar um conjunto de acções junto das pessoas idosas, privilegiando as que estão em situação vulnerável e as que vivem sozinhas ou isoladas.

A GNR sublinha que estas acções têm como objectivo “reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto, bem como na identificação dos cuidadores informais e sua sensibilização”.

Na edição de 2020 da operação “Censos Sénior”, a GNR sinalizou 42.439 idosos que viviam sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade devido às condições físicas, psicológicas ou outras que possam colocar em causa a segurança.

A GNR indica também que as situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro e frisa que assinou com o Instituto da Segurança Social um protocolo de colaboração para a promoção e divulgação do estatuto do cuidador informal.

No comunicado, a GNR explica ainda que o programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, do Ministério da Administração Interna, tem procurado, através da acção das forças de segurança, garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas.

Desde 2011, ano em que se realizou a primeira edição da operação “Censos Sénior”, que a GNR tem vindo a actualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à população idosa, contribuindo para “a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR” e “aumento o sentimento de segurança”, conclui o comunicado da corporação.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…