O PS de Santarém vai recorrer para o Tribunal Constitucional da recontagem de votos realizada após o empate com o PSD na freguesia de Pernes.

Manuel Afonso, que liderou a lista do Partido Socialista à Câmara Municipal de Santarém, disse que o partido tem “muitas dúvidas” sobre o boletim de voto que foi validado para o Partido Social-Democrata, colocando este como vencedor da eleição de domingo em Pernes.

Nas eleições autárquicas de domingo, PS (que liderava a junta no mandato cessante) e PSD empataram com 345 votos cada, tendo a recontagem realizada com mediação do Tribunal de Santarém atribuído mais um voto à lista social-democrata e invalidado o outro voto que estava em dúvida e que, a ser validado, repetiria o empate.

“Discordamos da validação realizada. Temos muitas dúvidas” sobre o boletim que passou a ser contabilizado, disse.

Manuel Afonso adiantou que, assim que for publicado o edital, o PS vai exercer o direito de recurso junto do Tribunal Constitucional, o qual terá 48 horas para se pronunciar.

Na eleição de domingo, o PS venceu as eleições para a Assembleia Municipal e para a União de Freguesias da Cidade de Santarém (que reúne praticamente metade dos eleitores do concelho), mas não conseguiu destronar o PSD da Câmara Municipal.

O executivo municipal escalabitano continuará a ser liderado pelo social-democrata Ricardo Gonçalves, o qual, contudo, perde, neste terceiro mandato, a maioria absoluta, passando a ter quatro eleitos em nove, sendo os restantes lugares ocupados pelo PS (quatro vereadores) e pelo Chega (um eleito).

Na eleição de domingo, o PSD passou dos 43,2% dos votos e cinco eleitos para os 37,4%, perdendo um vereador, mantendo os socialistas os quatro vereadores (passou de 34,1% para 33,3%), ficando o Chega com um mandato (7,9%).

Na Assembleia Municipal, o PS conquistou 34,6% dos votos (11 eleitos), o PSD ficou com 32,9% (10 deputados), o Chega 8,6% (dois), a CDU (PCP/PEV) 7,8% (dois), o Bloco de Esquerda 4,7% (um) e o CDS-PP 3,1% (um), a que se juntarão os presidentes de junta de freguesia.

O PSD acabou por perder para o PS a União de Freguesias da Cidade, sendo que a eleição para a Assembleia de Freguesia de Pernes registou um empate entre PSD e PS (345 votos cada). Se se confirmar a vitória do PSD, será a primeira vez que os sociais-democratas presidirão a esta freguesia.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…