A GNR de Santarém, através do Núcleo de Proteção Animal (NPA) de Coruche, resgatou, na segunda-feira, no concelho de Coruche, uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) de cativeiro.

Em comunicado, a GNR afirma que o resgate decorreu “de uma acção de fiscalização direccionada para as condições sanitárias e licenciamento para a detenção de animais”, onde foi detectada uma “ave juvenil, cuja espécie é protegida pela Convenção de Berna sobre a Vida Selvagem e os seus Habitats Naturais na Europa, que se encontrava em cativeiro”.

O proprietário do animal foi identificado e autuado por detenção de espécie proibida, enquanto a ave entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na Reserva Natural do Estuário do Sado, em Alcochete, “para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural”, lê-se em nota.

Leia também...

Fogo em Fátima em fase de resolução

O incêndio que deflagrou em Fátima, concelho de Ourém, já está em fase de resolução, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações…

Troço da EN114 encerrado em Santarém desde 2014 deverá reabrir em “meados” de Outubro

O troço da estrada nacional 114 que liga o planalto de Santarém à ponte D. Luís, encerrada ao trânsito desde Agosto de 2014 devido…

Mais 21,3% de cirurgias e 123 partos realizados nas unidades de saúde do Médio Tejo em 2023

Os serviços de saúde do Médio Tejo realizaram mais 21,3% de cirurgias e mais 123 partos (+18%) em 2023 face a 2022, segundo um…

Caçadores encontram-se na Expocaça no CNEMA

A FENCAÇA – Federação Portuguesa de Caça realizará no domingo, 7 de Maio, pelas 10 horas, o tradicional Encontro Nacional dos Caçadores Portugueses, no…