Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O Governo voltou a alargar a lista de freguesias afectadas pelos incêndios cujos agricultores podem recorrer ao mecanismo de apoio para a alimentação animal, incluindo mais 64 freguesias de 24 concelhos.

Desta forma, é alterado o anexo da portaria n.º 205-B/2022, de 16 de agosto, que criou “um apoio extraordinário a atribuir aos agricultores cujos efectivos pecuários foram afetados pelos incêndios ocorridos no território continental e regulamenta as respectivas condições de atribuição”.

Assinado pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, o despacho publicado na segunda-feira inclui várias freguesias dos concelhos de Gouveia e Seia (sete cada), Ourém (seis), Oliveira do Hospital e Vila Real (cinco cada), Celorico da Beira, Covilhã, Sabugal e Valpaços (quatro cada), Albergaria-a-Velha, Pinhel e Guarda (duas cada).

Do concelho de Gouveia, no distrito da Guarda, integram a lista as freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, Arcozelo, Moimenta da Serra e Vinhó, Nespereira, Ribamondego, Vila Franca da Serra e Vila Nova de Tazem.

De Seia, concelho do mesmo distrito, passam a constar as freguesias de Girabolhos, Loriga, Pinhanços, Santa Comba, Santiago, Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, Torrozelo e Folhadosa.

O concelho de Ourém, no distrito de Santarém, passa a ter na lista as freguesias de Caxarias, Gondemaria e Olival, Matas e Cercal, Rio de Couros e Casal dos Bernardos, Seiça e Urqueira.

A listagem inclui ainda uma freguesia dos concelhos de Águeda, Alvaiázere, Belmonte, Estarreja, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Leiria, Ribeira de Pena, Rio Maior, Sever do Vouga, Trancoso e Vila Pouca de Aguiar.

Estas 64 freguesias foram aditadas por terem sido abrangidas pelos recentes incêndios que assolaram o país e “considerando que é prioritário conceder os apoios aos produtores com vista à aquisição de alimentação animal”, justifica a portaria.

Já a 25 de Agosto tinha sido publicado em Diário da República um aditamento à mesma portaria, aumentando a lista com mais 26 freguesias dos concelhos de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fundão, Góis, Gouveia, Guarda, Mangualde, Penacova e Penalva do Castelo.

O Governo publicou, no dia 16 de Agosto, a portaria que cria um apoio, com dotação total de 500.000 euros, para alimentação animal destinado aos agricultores afetados pelos incêndios em Portugal continental.

De acordo com a portaria, podem beneficiar deste apoio os detentores de ovinos, bovinos, caprinos e equídeos, com explorações em áreas afetadas pelos incêndios ocorridos em território continental.

Para se candidatarem a este apoio, os produtores têm que ter os animais registados no Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA) ou no Registo Nacional de Equídeos (RNE).

O Ministério da Agricultura ressalvou que, caso o montante associado às candidaturas aprovadas ultrapasse a dotação, o pagamento a cada beneficiário “é objecto de redução proporcional entre candidatos”.

Leia também...

Mundo Digital foi tema em destaque no Vitoria Clube de Santarém  

 O Vitória Clube de Santarém promoveu, na passada segunda-feira, na sua sede social, uma sessão subordinada ao tema “𝐌𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐝𝐢𝐠𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐧𝐚 𝐢𝐧𝐟𝐚̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐞 𝐣𝐮𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐝𝐞:…

Faleceu o Coronel Rogério Soares, sócio fundador do União de Santarém

O Coronel Rogério Soares, sócio fundador e primeiro presidente da história da UD Santarém faleceu hoje, aos 84 anos de idade. Numa nota publicada…

GNR detém indivíduo em Abrantes por cultivo de cannabis

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal de Abrantes, deteve, no passado dia 07, um homem com 23 anos, por…

MP alega que juíza de instrução “extrapolou funções” ao declarar nulidade da acusação no caso Sara Carreira

 O Ministério Público (MP) alega, no recurso para a Relação, que a juíza de instrução que devolveu a acusação no processo de homicídio por…