A Corrida de hoje, sábado, dia 10 de Junho, na Monumental “Celestino Graça” fica marcada pela transmissão de poderes no prestigiado Grupo de Forcados Amadores de Santarém, cedendo João Grave o seu posto a um jovem e valoroso forcado de dinastia, Francisco Figueiredo (Graciosa). João Grave, natural de Évora, cidade onde nasceu no ano de 1989, é licenciado em Agronomia e foi aluno do Colégio Militar.
A “herança” paterna Murteira Grave ligou-o desde sempre à tauromaquia e ao Grupo de Santarém, que integra desde o ano de 2011, abraçando o enorme desafio de capitanear o Grupo em 10 de Junho de 2016, missão que sempre cumpriu com a maior dignidade honrando as tradições do Grupo fundado em 1915.
Apesar de ainda ter muito para dar ao Grupo, entendeu ser a hora de passar o testemunho, tendo sido escolhido para lhe suceder o jovem Francisco Figueiredo (Graciosa), que também se impôs no seio do Grupo como um forcado de eleição e um excelente líder. Nas palavras esclarecidas de João Grave, o seu sucessor “dispensa muitas apresentações. A “herança” paterna Graciosa ligou-o desde sempre à tauromaquia e ao Grupo de Santarém em particular. Tem 27 anos e um Mestrado em Gestão de Empresas. Desde que se estreou pelo Grupo de Santarém, em 2014, tem vindo a crescer como forcado e a tornar-se gradualmente uma das referências da sua geração. Amigo e muito empenhado na sua preparação, é reconhecida por todos a sua entrega ao Grupo e aos valores que o notabilizam, tornando-se a partir deste dia no décimo primeiro Cabo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém.”
A afición escalabitana e em especial os admiradores do Grupo de Forcados Amadores de Santarém têm uma dívida de gratidão para com o Eng.º João Grave pela sua dedicação ao Grupo e pela forma digna como sempre salvaguardou o prestígio do mais antigo Grupo português e soube elevar bem alto o nome de Santarém. E, do mesmo modo, devemos expressar ao novo Cabo a nossa convicção de que o Grupo prosseguirá a sua senda em favor da dignificação do historial dos “Amadores de Santarém”, honrando os antigos e engrandecendo os actuais Forcados do Grupo.
Nesta tarde memorável o Grupo pegará em solitário uma corrida de António Raul Brito Paes, anunciada com peso e trapío, que será lidada por grandes figuras do toureioequestre – António Ribeiro Telles, Pablo Hermozo de Mendoza e João Salgueiro da Costa.