A Unidade de Vestibulogia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), direcionada para o diagnóstico da vertigem, tonturas e alterações do equilíbrio, foi optimizada. Esta valência oferece, no sector público, serviços únicos na região do Ribatejo e Médio Tejo nesta área.

A reestruturação funcional desta unidade integrada no Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) foi possível com a aquisição de novos equipamentos de diagnóstico e terapêutica, nomeadamente software nas áreas da videonistagmografia e da posturografia dinâmica computorizada.

Com a referida optimização, o Serviço de ORL está capacitado para efetuar avaliação por videonistagmografia, videoscopia, VHIT e posturografia de diagnóstico, exames estes que ficarão disponíveis não só internamente para o serviço, mas para outras áreas multidisciplinares.

O Serviço de ORL, dirigido por Mário Galveias, criou, em 2017, a Consulta de Vertigem, a cargo de Ana Margarida Simões.

Segundo esta médica, “a vertigem, tonturas e alterações do equilíbrio são manifestações muito frequentes e transversais a várias áreas médicas”.

Na sua origem podem estar implicadas variadas causas – centrais, periféricas, cardiovasculares, metabólicas ou psicossomáticas. A ORL desempenha um papel preponderante na avaliação e diferenciação destas entidades, dado que no ouvido interno se encontra o órgão do equilíbrio por excelência.

Com a recente operacionalização de um local de estimulação optocinética, a reabilitação vestibular também está em pleno funcionamento em parceria com o Serviço de Medicina Física e Reabilitação.

Leia também...

Três policias agredidos em Santarém

O Comando Distrital da PSP de Santarém informa que, hoje, pelas 12h40, na Rua Bombeiros da Praça Velha, na Cidade de Santarém, na sequência…

Honrar a democracia

O Jornal Correio do Ribatejo integrou, juntamente com O Almeirinense, a Rede Regional, a RCA de Almeirim e a Rádio Bonfim, um consórcio de…

Vinte e quatro concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

Vinte e quatro concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Viseu apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o…

Santarém recebe primeiro encontro do FEAC

Cerca de 80 mil pessoas receberam cabazes de alimentos através do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC), o que permitiu…