O incêndio que deflagrou na segunda-feira numa fábrica de paletes de madeira em Tomar, não afectou a linha de montagem e hoje decorrem trabalhos de rescaldo e consolidação.

“Aquilo que podemos observar é que a linha de montagem não foi afectada e isso dá-nos boas indicações de que a fábrica poderá continuar a laborar”, disse Anabela Freitas sobre os danos causados pelo incêndio, que foi dado como estando em resolução cerca da meia-noite.

A autarca acrescentou que o levantamento dos danos só poderá ser feito assim que for possível entrar melhor nas instalações e disse que ainda se desconhecem as causas do incêndio, aguardando-se o relatório da Polícia Judiciária e da Polícia de Segurança Pública, entidades que estiveram no local para apurar a origem do fogo.

“Decorreram trabalhos durante toda a noite e permanecem no local várias equipas em trabalhos de rescaldo e consolidação que se prevê que durem todo o dia e se prolonguem na próxima madrugada. Estão também máquinas da empresa a espalhar resíduos para melhor combater e arrefecer os pontos quentes — estamos a falar de madeira, que é um material com uma carga térmica muito elevada”, relatou Anabela Freitas.

A presidente da Câmara explicou que “o que se pretende é evitar que haja reacendimentos durante a tarde de hoje, período em que as temperaturas vão subir e em que o vento vai ter alguns picos de maior intensidade”, como aconteceu na véspera.

A fábrica, que emprega 40 trabalhadores, está encerrada para férias até final do mês e apenas alguns empregados têm estado a ultimar encomendas para entrega, não se sabendo para já quando poderá voltar a laborar.

No combate ao fogo, cujo alerta foi dado pelas 18h20 de segunda-feira, estiveram 84 operacionais apoiados por 29 viaturas e um meio aéreo que, “atendendo às características do incêndio, não fazia combate directo, mas protecção de zonas no perímetro”. Durante a manhã de hoje, permaneciam algumas equipas no local.

Uma das preocupações na segunda-feira foi evitar que as chamas se propagassem a outros locais, nomeadamente um lar de idosos próximo da fábrica, uma vez que as instalações se situam no perímetro urbano de Tomar.

Leia também...

Trânsito interdito na ponte sobre o rio Zêzere em três períodos do dia 30 de Janeiro

Face aos trabalhos de reabilitação e reforço estrutural na ponte sobre o rio Zêzere, que liga os concelhos de Vila de Rei e Ferreira…

Sismo de magnitude 2.7 sentido no distrito de Santarém

Um sismo de magnitude 2.7 na escala de Richter, com epicentro a 10 quilómetros a sul de Ourém, foi hoje registado às 16h42, informou…

Santarém sob aviso amarelo no sábado devido à chuva e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 12 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de chuva…

Vereador da Câmara do Cartaxo testa positivo à Covid-19

Pedro Nobre, vereador com os pelouros de planeamento urbanístico, fiscalização, desporto e ambiente, na Câmara Municipal do Cartaxo, testou positivo ao vírus Sars-Cov-2. O…