O incêndio que deflagrou na segunda-feira numa fábrica de paletes de madeira em Tomar, não afectou a linha de montagem e hoje decorrem trabalhos de rescaldo e consolidação.

“Aquilo que podemos observar é que a linha de montagem não foi afectada e isso dá-nos boas indicações de que a fábrica poderá continuar a laborar”, disse Anabela Freitas sobre os danos causados pelo incêndio, que foi dado como estando em resolução cerca da meia-noite.

A autarca acrescentou que o levantamento dos danos só poderá ser feito assim que for possível entrar melhor nas instalações e disse que ainda se desconhecem as causas do incêndio, aguardando-se o relatório da Polícia Judiciária e da Polícia de Segurança Pública, entidades que estiveram no local para apurar a origem do fogo.

“Decorreram trabalhos durante toda a noite e permanecem no local várias equipas em trabalhos de rescaldo e consolidação que se prevê que durem todo o dia e se prolonguem na próxima madrugada. Estão também máquinas da empresa a espalhar resíduos para melhor combater e arrefecer os pontos quentes — estamos a falar de madeira, que é um material com uma carga térmica muito elevada”, relatou Anabela Freitas.

A presidente da Câmara explicou que “o que se pretende é evitar que haja reacendimentos durante a tarde de hoje, período em que as temperaturas vão subir e em que o vento vai ter alguns picos de maior intensidade”, como aconteceu na véspera.

A fábrica, que emprega 40 trabalhadores, está encerrada para férias até final do mês e apenas alguns empregados têm estado a ultimar encomendas para entrega, não se sabendo para já quando poderá voltar a laborar.

No combate ao fogo, cujo alerta foi dado pelas 18h20 de segunda-feira, estiveram 84 operacionais apoiados por 29 viaturas e um meio aéreo que, “atendendo às características do incêndio, não fazia combate directo, mas protecção de zonas no perímetro”. Durante a manhã de hoje, permaneciam algumas equipas no local.

Uma das preocupações na segunda-feira foi evitar que as chamas se propagassem a outros locais, nomeadamente um lar de idosos próximo da fábrica, uma vez que as instalações se situam no perímetro urbano de Tomar.

Leia também...

Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Vila Nova da Barquinha

Três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 18 e os 81 anos, foram detidos, no dia 26 de Junho, por tráfico…

AIP promove sessão do Roteiro do Hidrogénio em Santarém

A Associação Industrial Portuguesa (AIP), em parceria com o Instituto de Portalegre e a Academia para o H2, com o apoio do Ministério do…

100 Anos, uma Vida!

Joaquina de Jesus, nascida em 25 de Janeiro, na Freguesia do Pombalinho, comemorou o seu Centenário aniversário, rodeada de seus filhos Carlos Simões e…

Caneiras em festa de 28 a 31 de Julho

De 28 a 31 de Julho, a aldeia ribeirinha das Caneiras está em festa. Organizadas pela Associação de Amigos das Caneiras, as festividades em…