Inês Henriques foi vice-campeã nacional, com um tempo de 1:36.15 horas, no campeonato nacional de 20 quilómetros marcha em estrada, em Olhão.
A atleta riomaiorense ficou atrás de Ana Cabecinha, que assegurando o apuramento para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.
Inês Henriques ficou surpreendida com o tempo conseguido, uma vez que, depois de a prova de 50 km marcha ter sido excluída de Tóquio2020, teve de virar o foco para os 20 km.
“Tenho tido uma série de problemas. Duas roturas no espaço de dois meses, estou a treinar especificamente para os 20 km há quatro semanas. Queria fazer na ‘casa’ das 1:36.00 horas, fiz 1:36.14. É muito positivo porque o treino que tenho não revelava fazer isto”, apontou a marchadora do Clube de Natação de Rio Maior.
Caso não atinjam a marca de qualificação olímpica, as atletas serão apuradas consoante um ‘ranking’ mundial que soma as pontuações em provas de apuramento, com um limite de até 60 marchadoras presentes em Tóquio2020.
“A prova que eu fiz deu boas indicações de que o corpo está a responder. Vou continuar a trabalhar para a qualificação olímpica”, disse Inês Henriques, que para Paris2024 sonha agora poder competir nos 35 km marcha mistos, prova em estudo pela federação mundial.
A sportinguista Catarina Costa completou o pódio do campeonato nacional de 20 km marcha, em 1:37.42 horas.