Após os incêndios que decorreram no ano de 2017 e aproximando-se mais uma época de verão, o projecto Agir+ E6G vai realizar uma iniciativa de limpeza e manutenção da Floresta Ripária da Ribeira de Santarém, a qual se designa por ‘Floresta Viva’.

Para tal, desafiam a população para estar, no dia 30 de Junho, sábado, entre as 10h00 e as 12h00, nesta iniciativa que envolve crianças, jovens, familiares e toda a comunidade local, de modo a se mobilizarem em torno desta matéria. Pretende-se que, após a concretização desta iniciativa, os participantes adquiram uma maior consciencialização para a necessidade de limpeza de matas e florestas, bem como para a preservação da natureza, tornando-os cidadãos mais atentos e proactivos nestes domínios.

A iniciativa “Floresta Viva” visa os objetivos da limpeza de espaços florestais (matas, florestas, serras, entre outros) e reflorestação de áreas devastadas pelos incêndios.

Conta com o apoio técnico da EMAS – Equipa Multidisciplinar de Acção para a Sustentabilidade da Câmara Municipal de Santarém e decorre de uma necessidade identificada, pretendendo-se que se traduza numa actividade mobilizadora e com impacto real. Para tal, para além do envolvimento dos participantes, foram desafiados os parceiros do consórcio, autarquia e junta de freguesia, bem como bombeiros e forças de segurança, para que de forma articulada se possa desenvolver esta iniciativa com ganhos visíveis para a comunidade.

O projecto Agir+ E6G pertence ao Programa Escolhas e trata-se de uma iniciativa governamental, tutelada pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações. Em Santarém, a entidade promotora é o LENE – Lar Evangélico Nova Esperança. O Agir+ E6G visa a inclusão social de crianças e jovens de Santarém, provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, através da participação em diversas actividades que têm como objectivo o desenvolvimento de competências não só pessoais e educacionais, como também, sociais, emocionais, afectivas e comunitárias.

Leia também...

Já arderam 1.109 hectares de floresta em Santarém

Este ano já arderam no distrito de Santarém 1.109 hectares de floresta.…

Bombeiros de Pernes dizem que já não existe dívida de 900 mil euros

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pernes assegurou ontem que já…

Autarquia apresenta esboço do novo Mercado Municipal de Almeirim

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, apresentou na segunda-feira, 21…

Relâmpago causa incêndio na cafetaria El Galego

A cafetaria El Galego, em Vale de Estacas, na cidade de Santarém,…