O trabalho “Refugiados espanhóis em Portugal: entre a repressão policial e a solidariedade popular (1936-1939”, de Fábio Alexandre Faria, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), natural da Ereira, concelho do Cartaxo, venceu o Prémio Mário Soares – Fundação EDP 2021.

A tese de doutoramento em História de Fábio Faria ganhou a 23.ª edição do prémio, no valor de cinco mil euros, tendo a decisão sido tomada por unanimidade do júri presidido por Ana Paula Pires e que integra como vogais Carlos Vargas e David Castaño.

O trabalho de Fábio Faria resulta de “uma investigação rigorosa e inovadora que nos traz uma nova perspectiva sobre os impactos da Guerra Civil de Espanha na Península Ibérica, partindo da análise da presença de refugiados espanhóis em Portugal durante os anos do conflito”, refere a Fundação, esclarecendo que “a tese apoiou-se num corpo documental, na sua maioria inédito, assente, em grande parte, em fontes de natureza policial”.

Além da tese de doutoramento agora premiada, Fábio Faria é autor de “Circulações Internacionais e Liberalismo. O exílio liberal português, 1828-1832” (dissertação do mestrado em História Moderna e Contemporânea – Relações Internacionais, do Iscte), e diversos artigos sobre temas como a Guerra Civil de Espanha, o liberalismo e os refugiados.

O Prémio Fundação Mário Soares foi instituído em 1998 com o objectivo de “galardoar autores de teses e dissertações ou de outros trabalhos de investigação originais realizados no âmbito da História Contemporânea de Portugal, no valor de cinco mil euros”.

Leia também...

Actos de vandalismo em espaços públicos preocupam Camara de Ferreira do Zêzere

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere partilhou, nas redes socias, a sua preocupação em relação aos recentes actos de vandalismo que se têm…

NERSANT promove seminários sobre Empresas Familiares em Torres Novas e Santarém

O Protocolo Familiar e o Planeamento da Sucessão e A Profissionalização da gestão nas Empresas Familiares serão os temas dos seminários presenciais que a…

Museu Municipal assinala Jornadas Europeias da Arqueologia

O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, vai associar-se às Jornadas Europeias da Arqueologia, nos próximos dias 18 e 19, com a iniciativa…

Rio Maior permite acesso ao cemitério no fim-de-semana de forma condicionada

A Câmara de Rio Maior vai permitir o acesso ao cemitério municipal de sexta-feira a domingo, 1 a 3 de Maio, atendendo à celebração…