O trabalho “Refugiados espanhóis em Portugal: entre a repressão policial e a solidariedade popular (1936-1939”, de Fábio Alexandre Faria, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), natural da Ereira, concelho do Cartaxo, venceu o Prémio Mário Soares – Fundação EDP 2021.

A tese de doutoramento em História de Fábio Faria ganhou a 23.ª edição do prémio, no valor de cinco mil euros, tendo a decisão sido tomada por unanimidade do júri presidido por Ana Paula Pires e que integra como vogais Carlos Vargas e David Castaño.

O trabalho de Fábio Faria resulta de “uma investigação rigorosa e inovadora que nos traz uma nova perspectiva sobre os impactos da Guerra Civil de Espanha na Península Ibérica, partindo da análise da presença de refugiados espanhóis em Portugal durante os anos do conflito”, refere a Fundação, esclarecendo que “a tese apoiou-se num corpo documental, na sua maioria inédito, assente, em grande parte, em fontes de natureza policial”.

Além da tese de doutoramento agora premiada, Fábio Faria é autor de “Circulações Internacionais e Liberalismo. O exílio liberal português, 1828-1832” (dissertação do mestrado em História Moderna e Contemporânea – Relações Internacionais, do Iscte), e diversos artigos sobre temas como a Guerra Civil de Espanha, o liberalismo e os refugiados.

O Prémio Fundação Mário Soares foi instituído em 1998 com o objectivo de “galardoar autores de teses e dissertações ou de outros trabalhos de investigação originais realizados no âmbito da História Contemporânea de Portugal, no valor de cinco mil euros”.

Leia também...

Torres Novas atribuiu nome Helena Sentieiro ao Palácio dos Desportos

Passa a chamar-se assumir a designação de ‘Palácio dos Desportos Helena Sentieiro’

Caminhada Solidária com as Cores da Ucrânia domingo em Samora Correia

A cidade de Samora Correia (Benavente) recebe, domingo, uma “caminhada solidária” com a Ucrânia, que juntará a comunidade local com imigrantes ucranianos e refugiados…

Dois funcionários da Câmara de Torres Novas suspeitos de corrupção suspensos de funções

Os dois funcionários da Câmara de Torres Novas (Santarém) suspeitos de corrupção e recebimento indevido de vantagem foram suspensos de funções nos serviços de…

Juvenis Masculinos do Vitória Clube de Santarém mediram forças com a Selecção Nacional “A” de Futsal Feminino

O feriado de 25 de abril ficou marcado por mais um momento muito especial para o escalão de 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐢𝐬 𝐌𝐚𝐬𝐜𝐮𝐥𝐢𝐧𝐨𝐬 do Vitória Clube de…