O trabalho “Refugiados espanhóis em Portugal: entre a repressão policial e a solidariedade popular (1936-1939”, de Fábio Alexandre Faria, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), natural da Ereira, concelho do Cartaxo, venceu o Prémio Mário Soares – Fundação EDP 2021.

A tese de doutoramento em História de Fábio Faria ganhou a 23.ª edição do prémio, no valor de cinco mil euros, tendo a decisão sido tomada por unanimidade do júri presidido por Ana Paula Pires e que integra como vogais Carlos Vargas e David Castaño.

O trabalho de Fábio Faria resulta de “uma investigação rigorosa e inovadora que nos traz uma nova perspectiva sobre os impactos da Guerra Civil de Espanha na Península Ibérica, partindo da análise da presença de refugiados espanhóis em Portugal durante os anos do conflito”, refere a Fundação, esclarecendo que “a tese apoiou-se num corpo documental, na sua maioria inédito, assente, em grande parte, em fontes de natureza policial”.

Além da tese de doutoramento agora premiada, Fábio Faria é autor de “Circulações Internacionais e Liberalismo. O exílio liberal português, 1828-1832” (dissertação do mestrado em História Moderna e Contemporânea – Relações Internacionais, do Iscte), e diversos artigos sobre temas como a Guerra Civil de Espanha, o liberalismo e os refugiados.

O Prémio Fundação Mário Soares foi instituído em 1998 com o objectivo de “galardoar autores de teses e dissertações ou de outros trabalhos de investigação originais realizados no âmbito da História Contemporânea de Portugal, no valor de cinco mil euros”.

Leia também...

Fátima recebe em setembro peregrinação europeia de surdos

O Santuário de Fátima vai receber, entre 26 e 29 de setembro, a II Peregrinação Europeia de Surdos, considerada pelo reitor deste espaço religioso…

Rui Sinel de Cordes em Santarém para apresentar novo espectáculo

Rui Sinel de Cordes irá apresentar, no dia 09 de Março, pelas 21 horas, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, o seu novo…

“Capitão sem Medo” homenageado nos 31 anos da sua morte

No dia 3 de Abril de cada ano, Santarém presta homenagem a Salgueiro Maia, o “Capitão sem Medo”, que liderou as tropas da Escola…

Espetáculo de Stand Up Comedy com António Raminhos no Entroncamento

No dia 6 de Julho, pelas 22h00, António Raminhos sobe ao palco do Centro Cultural do Entroncamento, trazendo à cidade “O Melhor do Pior”,…