Os 11 municípios da Lezíria da Tejo concluíram a instalação de 73.519 luminárias LED na iluminação pública, o que representa uma poupança anual de 2,7 milhões de euros no custo com energia, disse fonte da Comunidade Intermunicipal.
O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), António Torres, disse hoje à Lusa que os 11 municípios investiram 14,5 milhões de euros no projecto, 13,8 milhões dos quais com comparticipação FEDER, reembolsável.
Com este projecto, a cobertura de iluminação pública com tecnologia que reduz os consumos energéticos é agora de 88,8%, no conjunto dos 11 municípios – Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Azambuja -, sendo que alguns atingiram os 100%, disse.
A colocação de lâmpadas de tecnologia LED na iluminação pública nos 11 municípios que integram a CIMLT representa uma poupança energética anual de 18,4 GWh e evita a emissão de 8.654 toneladas de CO2 para o ambiente, acrescentou.
Segundo António Torres, a Lezíria do Tejo foi das poucas CIM que se candidataram a financiamento para este fim, já que a verba proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) é reembolsável.
Os municípios gozam de um período de carência de dois anos, começando depois a reembolsar 70% da poupança anual até cobrirem o total concedido, disse.