Os 11 municípios da Lezíria da Tejo concluíram a instalação de 73.519 luminárias LED na iluminação pública, o que representa uma poupança anual de 2,7 milhões de euros no custo com energia, disse fonte da Comunidade Intermunicipal.

O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), António Torres, disse hoje à Lusa que os 11 municípios investiram 14,5 milhões de euros no projecto, 13,8 milhões dos quais com comparticipação FEDER, reembolsável.

Com este projecto, a cobertura de iluminação pública com tecnologia que reduz os consumos energéticos é agora de 88,8%, no conjunto dos 11 municípios – Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Azambuja -, sendo que alguns atingiram os 100%, disse.

A colocação de lâmpadas de tecnologia LED na iluminação pública nos 11 municípios que integram a CIMLT representa uma poupança energética anual de 18,4 GWh e evita a emissão de 8.654 toneladas de CO2 para o ambiente, acrescentou.

Segundo António Torres, a Lezíria do Tejo foi das poucas CIM que se candidataram a financiamento para este fim, já que a verba proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) é reembolsável.

Os municípios gozam de um período de carência de dois anos, começando depois a reembolsar 70% da poupança anual até cobrirem o total concedido, disse.

Leia também...

Secretário de Estado da Economia visita Coruche

Coruche acolhe a visita do Secretário de Estado da Economia, João Correia…

Criadas 160 novas empresas em Janeiro no distrito de Santarém

160 empresas foram constituídas no passado mês de Janeiro no distrito de…

Centros de inspecção com Manual de Boas Práticas de Combate à covid-19

A Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA) criou um manual…

“Portugal Sou Eu” associa-se ao Festival do Arroz Carolino

O “Portugal Sou Eu” associa-se, a convite da Câmara Municipal de Benavente,…