Vai realizar-se no dia 8 de Julho (Dia da Cidade) a cerimónia de entrega da mais recente edição do Prémio Maria Lamas, que terá lugar na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes às 18 horas.

O Prémio Maria Lamas de Estudos sobre a Mulher e o Género, edição de 2018, foi atribuído a Isabel Nunes Ventura, pela sua tese de doutoramento em Sociologia intitulada Medusa no Palácio da Justiça: imagens sobre mulheres, sexualidade e violência a partir dos discursos e práticas judiciais. A dissertação foi apresentada pela sua autora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em 2016.

O prémio 2018 foi decidido por unanimidade pelo júri, constituído por Inês Brasão (vencedora do prémio na primeira edição), Virgínia Batista (vencedora do prémio em 2016) e Miguel Vale de Almeida, que integra o júri desde a sua primeira edição.

O prémio Maria Lamas para estudos sobre a mulher, género e igualdade, de periodicidade bienal e promovido pelo município de Torres Novas, evoca a figura de Maria Lamas, perpetuando o seu testemunho de lutadora pelos direitos das mulheres portuguesas. Com um valor pecuniário de 3000 euros, pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento do conhecimento numa perspectiva de transversalidade e pluralidade e reconhecer estudos académicos e científicos realizados em Portugal, produzidos por autores portugueses ou estrangeiros.

 

Leia também...

Casa do Brasil inaugura exposição permanente ‘Chão de Duas Pátrias’ (c/vídeo)

Foi ontem, 9 de Março, inaugurada, na Casa do Brasil/Casa Pedro Álvares Cabral, a exposição ‘Chão de Duas Pátrias’, que vai ocupar, em regime…

Bombeiros de Alpiarça reforçam efectivo e recebem viatura de combate a incêndio renovada

Os Bombeiros Municipais de Alpiarça reforçaram no início deste mês de Abril, o seu efectivo com dois novos bombeiros sapadores estagiários e receberam uma…

Apreensão de armas e munições por violência doméstica em Ourém

O Comando Territorial de Santarém apreendeu, através do Posto Territorial de Ourém, no dia 23 de janeiro, armas e munições em contexto de violência…

Tribunal da Concorrência condena fabricante de camiões na primeira de uma centena de acções

O Tribunal da Concorrência deu razão à empresa que reclama ser indemnizada por um dos fabricantes de camiões condenados pela Comissão Europeia por concertação…