Vai realizar-se no dia 8 de Julho (Dia da Cidade) a cerimónia de entrega da mais recente edição do Prémio Maria Lamas, que terá lugar na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes às 18 horas.

O Prémio Maria Lamas de Estudos sobre a Mulher e o Género, edição de 2018, foi atribuído a Isabel Nunes Ventura, pela sua tese de doutoramento em Sociologia intitulada Medusa no Palácio da Justiça: imagens sobre mulheres, sexualidade e violência a partir dos discursos e práticas judiciais. A dissertação foi apresentada pela sua autora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em 2016.

O prémio 2018 foi decidido por unanimidade pelo júri, constituído por Inês Brasão (vencedora do prémio na primeira edição), Virgínia Batista (vencedora do prémio em 2016) e Miguel Vale de Almeida, que integra o júri desde a sua primeira edição.

O prémio Maria Lamas para estudos sobre a mulher, género e igualdade, de periodicidade bienal e promovido pelo município de Torres Novas, evoca a figura de Maria Lamas, perpetuando o seu testemunho de lutadora pelos direitos das mulheres portuguesas. Com um valor pecuniário de 3000 euros, pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento do conhecimento numa perspectiva de transversalidade e pluralidade e reconhecer estudos académicos e científicos realizados em Portugal, produzidos por autores portugueses ou estrangeiros.

 

Leia também...

Câmara de Tomar adia prazo das candidaturas a habitação social até 8 de Janeiro

O prazo de apresentação das candidaturas à habitação social em regime de renda apoiada, no concelho de Tomar, foi adiado até 8 de Janeiro…

Alentejo e Ribatejo com “Film Commission” para atrair produções cinematográficas

As potencialidades do Alentejo e do Ribatejo como “cenários” para produções de cinema, televisão e fotografia vão ser promovidas por uma nova entidade comum…

Rio Maior inaugura espaços de exercício e diversão ao ar livre

No âmbito da Semana da Juventude de Rio Maior foi inaugurado, no passado sábado, mais um espaço de exercício e diversão ao ar livre,…

Abrantes investe 1,6 ME em Unidade de Saúde Familiar para 11 mil utentes

A Câmara de Abrantes aprovou por unanimidade um projecto para a criação de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF), com capacidade para 11…