Vai realizar-se no dia 8 de Julho (Dia da Cidade) a cerimónia de entrega da mais recente edição do Prémio Maria Lamas, que terá lugar na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes às 18 horas.

O Prémio Maria Lamas de Estudos sobre a Mulher e o Género, edição de 2018, foi atribuído a Isabel Nunes Ventura, pela sua tese de doutoramento em Sociologia intitulada Medusa no Palácio da Justiça: imagens sobre mulheres, sexualidade e violência a partir dos discursos e práticas judiciais. A dissertação foi apresentada pela sua autora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em 2016.

O prémio 2018 foi decidido por unanimidade pelo júri, constituído por Inês Brasão (vencedora do prémio na primeira edição), Virgínia Batista (vencedora do prémio em 2016) e Miguel Vale de Almeida, que integra o júri desde a sua primeira edição.

O prémio Maria Lamas para estudos sobre a mulher, género e igualdade, de periodicidade bienal e promovido pelo município de Torres Novas, evoca a figura de Maria Lamas, perpetuando o seu testemunho de lutadora pelos direitos das mulheres portuguesas. Com um valor pecuniário de 3000 euros, pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento do conhecimento numa perspectiva de transversalidade e pluralidade e reconhecer estudos académicos e científicos realizados em Portugal, produzidos por autores portugueses ou estrangeiros.

 

Leia também...

Abrantes acolhe exercício europeu de Protecção Civil

De 2 a 6 de Maio, o concelho de Abrantes vai receber o exercício internacional EU MODEX PT 2023 que irá contar com a…

Atleta do Clube de Natação de Torres Novas conquista medalha de Bronze na Roménia

Manuel Bartolomeu, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, conquistou uma medalha de bronze na Taça da Europa de Triatlo em Juniores, que…

Proteção Civil lança aviso à população devido ao calor e risco de incêndio

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um aviso à população devido à subida das temperaturas e aumento de risco de…

Digitalização de mais seis décadas de edições impressas do ‘Correio do Ribatejo’ apoiada pela autarquia de Santarém

O Executivo da Câmara Municipal de Santarém aprovou hoje, por unanimidade, a proposta que permitirá digitalizar mais seis décadas de edições em papel do…