A Associação da Casa-Memória de Camões retoma as suas actividades públicas no dia 10 de Junho, Dia de Camões, em Constância. Após sete longos meses em que as actividades estiveram suspensas devido à pandemia, será o Jardim-Horto de Camões a acolher as iniciativas programadas, por impossibilidade de utilização do auditório da Casa-Memória devido às limitações de espaço.

Nesse dia, pelas 15h00, decorrerá, junto ao Monumento a Camões recentemente reabilitado pela Associação, a tradicional cerimónia de homenagem ao épico, numa organização conjunta da Câmara Municipal, da Associação da Casa-Memória e do Agrupamento de Escolas do Concelho. Haverá deposição de coroas de flores e as intervenções do presidente da Câmara Municipal e do presidente da Direcção da Associação, seguindo-se um apontamento por alunos do Agrupamento de Escolas.

Pelas 18 horas, no Planetário de Ptolomeu do Jardim-Horto de Camões, também recentemente melhorado, decorre uma sessão da Tertúlia de Poesia da Casa-Memória, denominada ‘Camões revisitado’ ou, dito de outro modo, ‘Camões pela voz de outros poetas’. O objectivo é trazer à Tertúlia olhares sobre Camões (o homem, o poeta) e a sua obra, de uma forma muito abrangente, seja pela temática, pelo mote, pela forma, pela estrutura…

PUBLICIDADE

No dia 10 de Junho, como também é habitual, o Jardim-Horto estará de portas franqueadas, sendo gratuita a entrada e livre a participação nas actividades. Durante a tarde, Camões, ele próprio, representado pelo actor Carlos Petisca, proporcionará visitas guiadas ao Jardim a quem pretenda acompanhá-lo.

“Em Constância, celebrar Camões é natural. Porque a vila tem, como nenhuma outra terra em Portugal, uma relação privilegiada com a memória do nosso poeta maior – o que a distingue e enobrece”, destaca a organização.

PUBLICIDADE
Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…

Capela Dourada reabre ao público após obras de restauro e recuperação (c/vídeo)

A Capela Dourada, contígua à igreja de Jesus Cristo, reabriu ao público,…