A partir de amanhã, sexta-feira, e até ao dia 10 de Setembro, domingo, a vila de Ulme, no concelho da Chamusca, recebe a terceira edição do festival “Já Te Dou o Arroz”, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal da Chamusca e a Junta de Freguesia de Ulme.

O evento completamente dedicado a promover o arroz, um produto endógeno e tradicional da freguesia de Ulme, um território da charneca ribatejana onde existem vastas extensões de arrozais e onde o arroz é uma fonte de riqueza para muitas famílias, desempenha um papel muito importante no desenvolvimento económico, na promoção do turismo local e na valorização da identidade cultural do território chamusquense.

Durante três dias, o recinto de festas de Ulme vai contar com diversas atividades, entre as quais confeção e apresentação de pratos e doçaria de arroz, sessões de showcooking, caminhada pelo trilho dos arrozais, desporto, bênção do arroz, música ou folclore e sobretudo cultura e muita animação.

No cartaz musical, destaque para os espetáculos de Jéssica Cipriano (08 de setembro às 22h00), Diogo Carapinha e Rita Guerra (09 de setembro, às 22h00 e 23h30 respectivamente) e Safira (10 de setembro, às 22h00). A festa continua pela noite dentro com a presença do DJ African Groove e Quim das Remisturas, respectivamente 08 e 09 de setembro a partir da meia-noite.

O Festival conta também com dois momentos de Showcooking pelas mãos do Chef João Simões e do Chef José Maria Lino, respetivamente nos dias 09 e 10 de setembro, às 19h00 e às 19h30.

O festival “Já Te Dou o Arroz” é mais um evento de dinamização do território chamusquense, que associa a promoção de um produto local a momentos de convívio e de animação, assim como de partilha de segredos gastronómicos de que é exemplo a receita de arroz-doce, numa celebração à autenticidade e excelência dos produtos endógenos e às tradições concelhias.

Leia também...

50 Anos Depois: Uma perspectiva pessoal sobre o 25 de Abril

Os aspectos mais particulares do 25 de Abril vão servir de tema à próxima reunião do Rotary Clube de Santarém, segunda-feira, dia 29, às…

Museu da Vida de Cristo em Fátima vendido por 1,1 ME quatro anos depois da insolvência

O Museu da Vida de Cristo, em Fátima, no concelho de Ourém, foi vendido por um milhão e 100 mil euros, contra o mínimo…

MP arquivou processos em que era visado ex-presidente da Câmara do Cartaxo Paulo Caldas

O Ministério Público (MP) decidiu arquivar processos em que foi averiguada uma possível prática dos crimes de corrupção e de abuso de confiança contra…

Incêndios: Dois fogos de “grandes dimensões” em Santarém obrigam ao corte da A15

Dois incêndios lavram hoje à tarde na zona de Santarém, mobilizando um total de 270 bombeiros, apoiados por 72 veículos e seis meios aéreos,…