A partir de amanhã, sexta-feira, e até ao dia 10 de Setembro, domingo, a vila de Ulme, no concelho da Chamusca, recebe a terceira edição do festival “Já Te Dou o Arroz”, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal da Chamusca e a Junta de Freguesia de Ulme.

O evento completamente dedicado a promover o arroz, um produto endógeno e tradicional da freguesia de Ulme, um território da charneca ribatejana onde existem vastas extensões de arrozais e onde o arroz é uma fonte de riqueza para muitas famílias, desempenha um papel muito importante no desenvolvimento económico, na promoção do turismo local e na valorização da identidade cultural do território chamusquense.

Durante três dias, o recinto de festas de Ulme vai contar com diversas atividades, entre as quais confeção e apresentação de pratos e doçaria de arroz, sessões de showcooking, caminhada pelo trilho dos arrozais, desporto, bênção do arroz, música ou folclore e sobretudo cultura e muita animação.

No cartaz musical, destaque para os espetáculos de Jéssica Cipriano (08 de setembro às 22h00), Diogo Carapinha e Rita Guerra (09 de setembro, às 22h00 e 23h30 respectivamente) e Safira (10 de setembro, às 22h00). A festa continua pela noite dentro com a presença do DJ African Groove e Quim das Remisturas, respectivamente 08 e 09 de setembro a partir da meia-noite.

O Festival conta também com dois momentos de Showcooking pelas mãos do Chef João Simões e do Chef José Maria Lino, respetivamente nos dias 09 e 10 de setembro, às 19h00 e às 19h30.

O festival “Já Te Dou o Arroz” é mais um evento de dinamização do território chamusquense, que associa a promoção de um produto local a momentos de convívio e de animação, assim como de partilha de segredos gastronómicos de que é exemplo a receita de arroz-doce, numa celebração à autenticidade e excelência dos produtos endógenos e às tradições concelhias.

Leia também...

GNR deteve 122 pessoas e identificou outras 299 por furtos agrícolas em 2023

A GNR deteve 122 pessoas e identificou outras 299 entre julho e dezembro do ano passado por crimes de furto nas explorações agrícolas, tendo…

Passagem de modelos inclusiva e danças de salão no Largo do Seminário

A Associação INCLUIR e o grupo New Star Dance Club estão a organizar uma passagem de modelos inclusiva e danças de salão, no próximo…

Museu Diocesano de Santarém propõe “novas leituras” das suas peças na Noite Europeia dos Museus

O ilustrador Miguel Cardoso vai apresentar, no sábado pelas 21h00, no Museu Diocesano de Santarém (MDS), o projecto “iLUZtrARTE”, que proporcionará aos visitantes “novas…

Duas pessoas electrocutadas em cabo de média tensão em Rio Maior

Duas pessoas foram hoje electrocutadas num cabo de rede de média tensão, em Rio Maior , tendo ficado feridas com gravidade, disse à Lusa…