Foto de arquivo
Foto de arquivo

Os cuidados de emergência médica pré-hospitalar durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão ser garantidos por 500 profissionais, que vão trabalhar em articulação com a rede de cuidados de saúde primários e hospitalares, foi hoje divulgado.

“Naquilo que está neste momento entre os distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, para prepararmos estes grandes eventos, estamos a falar num número de cerca de 500 profissionais na área da emergência médica e estou apenas a referir-me à área da emergência médica pré-hospitalar”, disse um responsável do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Segundo Ivo Cardoso, que falava durante o ‘briefing’ diário de segurança do evento, no Centro de Imprensa localizado junto ao Parque Eduardo VII, estes 500 profissionais incluem também os bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa, resposta que funcionará em rede com as unidades de saúde.

Questionado pelos jornalistas se o rácio de profissionais por pessoa não é considerado baixo, tendo em conta que são esperados mais de um milhão de peregrinos, o responsável salientou que o sistema está articulado entre a emergência pré-hospitalar, os cuidados de saúde primários e os centros hospitalares.

“Será uma resposta em rede, entre a resposta que estará montada nos diversos dispositivos nos eventos principais”, referiu Ivo Cardoso, acrescentando que esta reposta funcionará em complementaridade com os cuidados de saúde primários e o reforço e estará previsto no plano da saúde relativamente aos hospitais.

“O funcionamento em rede será aquilo que nos permitirá dar uma melhor resposta, também, a este maior afluxo de peregrinos à zona da cidade de Lisboa”, concluiu.

A JMJ decorre de terça-feira a domingo em Lisboa, com as principais cerimónias a decorrerem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.

O Papa, o primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa na quarta-feira, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no sábado para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

Leia também...

Santarém acolhe XII Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval

Santarém acolherá o XII Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de…

Treze distritos sob aviso amarelo devido ao calor

Treze distritos de Portugal continental mantêm-se hoje sob aviso laranja devido ao…

Comitiva do NRP Álvares Cabral assinala aniversário do navio com homenagem ao Patrono na Igreja da Graça

No âmbito da Comemoração do 27ª Aniversário da fragata NRP Álvares Cabral,…

Dois detidos por posse de arma proibida e furto

Militares do Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Tomar,…