Foto de arquivo
Foto de arquivo

Os cuidados de emergência médica pré-hospitalar durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão ser garantidos por 500 profissionais, que vão trabalhar em articulação com a rede de cuidados de saúde primários e hospitalares, foi hoje divulgado.

“Naquilo que está neste momento entre os distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, para prepararmos estes grandes eventos, estamos a falar num número de cerca de 500 profissionais na área da emergência médica e estou apenas a referir-me à área da emergência médica pré-hospitalar”, disse um responsável do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Segundo Ivo Cardoso, que falava durante o ‘briefing’ diário de segurança do evento, no Centro de Imprensa localizado junto ao Parque Eduardo VII, estes 500 profissionais incluem também os bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa, resposta que funcionará em rede com as unidades de saúde.

Questionado pelos jornalistas se o rácio de profissionais por pessoa não é considerado baixo, tendo em conta que são esperados mais de um milhão de peregrinos, o responsável salientou que o sistema está articulado entre a emergência pré-hospitalar, os cuidados de saúde primários e os centros hospitalares.

“Será uma resposta em rede, entre a resposta que estará montada nos diversos dispositivos nos eventos principais”, referiu Ivo Cardoso, acrescentando que esta reposta funcionará em complementaridade com os cuidados de saúde primários e o reforço e estará previsto no plano da saúde relativamente aos hospitais.

“O funcionamento em rede será aquilo que nos permitirá dar uma melhor resposta, também, a este maior afluxo de peregrinos à zona da cidade de Lisboa”, concluiu.

A JMJ decorre de terça-feira a domingo em Lisboa, com as principais cerimónias a decorrerem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.

O Papa, o primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa na quarta-feira, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no sábado para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

Leia também...

População de Rio Maior dá contributos para a estratégia de desenvolvimento do concelho

A Câmara Municipal de Rio Maior realizou, entre os dias 19 e 30 de Março, a iniciativa “Encontros com Rio Maior: Estratégia 2030”, uma…

“Queremos ganhar jogo a jogo, disputar em cada jogo os três pontos e no final fazer as contas”

A União Desportiva de Santarém (UDS) inicia no próximo dia 11 de Setembro, pelas 15h00, no Campo Chã das Padeiras, em Santarém, a época…

Ourém investe quase 600 mil euros para requalificar piscinas municipais

9 A Câmara de Ourém vai investir quase 600 mil euros na requalificação das piscinas municipais, incluindo medidas de eficiência energética, anunciou hoje esta…

Feira Nacional do Cavalo adquire terrenos para expansão

O Presidente da Câmara Municipal e da Feira Nacional do Cavalo, António Camilo e o Tesoureiro da Associação, Eng.º Acácio Nunes, procederam à outorga…