Por iniciativa de um grupo de Vale Santarenos, foi criado o Grupo Vale de Santarém – Identidade e Memória, com o intuito de obter informação sobre a história do Vale de Santarém e das suas gentes, ao longo dos séculos, nos mais diversos campos do seu viver comum.

Manuel João Sá, representante do grupo, explicou ao Correio do Ribatejo o propósito da criação do mesmo, no passado domingo, dia 24, por ocasião da homenagem ao poeta Vale Santareno João da Silva Nogueira, João d’Aldeia, como era conhecido.

Neste dia, inserido nas comemorações do 23º aniversário da elevação a vila do Vale de Santarém, aconteceu a primeira realização pública deste grupo que se reúne desde 2015, tendo sido formalizado no passado dia 29 de Maio. Tratou-se de uma homenagem a João d’Aldeia, poeta e agricultor, nascido no Vale de Santarém em 1879, onde veio a falecer em 1961.

Com base em pesquisa efectuada antes e depois do início da acção do grupo, foi feita a comunicação “João d’Aldeia, poeta do Vale de Santarém”, por Victor Pinto da Rocha, autor do trabalho e membro do grupo, que explicou ao Correio do Ribatejo o porquê desta homenagem, apresentando um breve resumo de quem foi João d’Aldeia.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 29 de Junho)

Leia também...

Requalificação da Igreja Matriz de Alcanede conta com novo apoio financeiro

A Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Purificação de Alcanede…

Covid-19: Percentagem de internados em cuidados intensivos cai de 25% para 7% no Médio Tejo

Quase 7% dos doentes internados este ano com covid-19 no Centro Hospitalar…

Câmara de Almeirim investe 40 mil euros em vales de compras para incentivar comércio local

Campanha ’5 Val€ o Dobro’ vai volta com o dobro do investimento.

Banda ribatejana Vulture of Portugal tem novo videoclipe

Como já vem sendo hábito, a banda grava sempre os seus vídeos…