O guitarrista escalabitano, João Loureiro, actua na noite da próxima quinta-feira, 1 de agosto, a partir das 21h45, no jardim da Biblioteca Municipal de Santarém. O concerto será totalmente dedicado aos sons da ‘Música Ibérica e da América Latina para guitarra’.

João Loureiro apresenta um programa com obras de compositores guitarristas, com o objetivo de partilhar e mostrar a relação íntima entre a música e o instrumento. O músico vai igualmente apresentar ao público as suas próprias composições, juntamente com temas compostos por nomes incontornáveis da música latina, como Francisco Tárrega, António Lauro e Agustín Barrios.

João Loureiro, natural de Santarém, é um guitarrista que encontrou na composição um espaço de liberdade de expressão e criatividade. As suas composições têm um carácter biográfico e são frequentemente inspiradas e dedicadas às pessoas que lhe são mais próximas.

O artista estudou com os professores Silvestre Fonseca e Acácio Resende, na Escola de Música de Santarém, até 1997, ano em que partiu para o Reino Unido, para estudar na Royal Academy of Music, em Londres. Concluiu a licenciatura em Música no London College of Music and Media, tendo sido agraciado com o ‘British Reserve Strings Prize’. Paralelamente, continuou os estudos na Royal Academy of Music onde, concluiu, em 2003, uma pós-graduação com mérito.

Como solista, João Loureiro fez recitais em Portugal, Holanda, Alemanha e Inglaterra. Representou Portugal no primeiro congresso ‘Unissono International’, na Alemanha, onde realizou vários recitais e fez uma gravação em direto para a SDF Radio. Participou ainda em espetáculos de poesia música e dança, teatro musical ou ópera.

Em termos discográficos, lançou, em 2007, o primeiro disco, ‘Uno Guitar Duo’, que recebeu críticas favoráveis. Em 2014, lançou o segundo álbum, como integrante do duo Tessitori, em parceria com a violetista Isabel Pereira, um trabalho que foi igualmente aclamado pela critica especializada. João Loureiro editou ainda um outro álbum de música original para guitarra solo, ao qual chamou ‘Familiar Faces’, sendo inspirado em heróis pouco conhecidos das nossas vidas, como a família e os amigos.

Este espetáculo acontece em substituição de um concerto inicialmente anunciado para o mesmo local, mas que por motivos alheios à produção do in.Str, não pôde ser realizado nesta data.

Leia também...

Peça “A Arder” no Teatro Sá da Bandeira durante a semana dedicada a Santareno

O Município de Santarém vai assinalar a comemoração da data do aniversário…

Eduardo Catroga apresenta livro em Abrantes

A Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, recebe dia 11 de Julho,…

“Há muitos anos que Santarém vive de costas voltadas para o rio”

Até ao próximo domingo, dia 31 de Julho, a aldeia ribeirinha das…

Obras da Residência Artística de Santarém para ver no Centro Cultural

A exposição relativa à sétima Residência Artística de Santarém – RAS#7 –…