O jornal Voz da Fátima, que este ano assinala o seu centenário, é o mote para a quarta visita temática à exposição “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual” no ano pastoral 2021/2022.

A visita, que decorrerá no dia 03 de Agosto, a partir das 21:15, será orientada pela directora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima, Carmo Rodeia, e pretende dar a conhecer o jornal que há um século “é a voz e o rosto do santuário, tendo acompanhado, promovido e difundido o acontecimento e a mensagem de Fátima, percorrendo as principais edições, temas e protagonistas tratados por este periódico”, informou o santuário.

Segundo informação disponibilizada pelo Santuário de Fátima, o jornal Voz da Fátima tem uma tiragem de cerca de 60 mil exemplares, é distribuído gratuitamente e “procurou ser sempre um rosto deste lugar [Fátima], sem deixar de contribuir para a reflexão sobre o país e o mundo”.

A decisão de criar o jornal foi tomada em 04 de Maio de 1922, por uma Comissão Canónica criada pelo então bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva, e a publicação teria a finalidade de publicar todas as notícias e informações relativas aos acontecimentos de Fátima e, em concreto, as aparições.

O primeiro número da Voz da Fátima teve uma tiragem inicial de 6 mil exemplares, que chegou a aproximar-se dos 250 mil em 1954.

A visita temática é seguida de uma visita à exposição, que desde a sua inauguração já foi visitada por mais de 135 mil pessoas.

Nesta exposição, “os visitantes poderão percorrer, até 15 de Outubro de 2022, a história de Fátima pelos vários rostos que a fizeram”, informou o santuário, acrescentando que a mostra está dividida em duas partes.

“Num primeiro momento, que percorre o primeiro século de Fátima, dão-se a conhecer os rostos relevantes da história da Cova da Iria, a começar pelos três videntes [Francisco, Jacinta e Lúcia], passando pelos impulsionadores, administradores, investigadores e até os adversários de Fátima, que assumiram dúvidas e militâncias em relação ao acontecimento da Cova da Iria”, explica.

Uma galeria fotográfica dos protagonistas de Fátima, como os próprios peregrinos, e a mostra de objectos oferecidos pelos Papas ao Santuário, nomeadamente as rosas de ouro e o anel de São João Paulo II, integram também a exposição patente no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Leia também...

Troféu Yamaha está de volta a Rio Maior

O evento Troféu Yamaha está de regresso a Rio Maior no próximo domingo, dia 25 de Junho, na pista do antigo areeiro, junto à…

Patrícia Fonseca é a cabeça-de-lista do CDS às legislativas

A deputada Patrícia Fonseca, presidente da distrital de Santarém do CDS-PP, é a cabeça-de-lista pelo distrito às eleições legislativas. Patrícia Fonseca tem 47 anos…

Faleceu o tomarense José-Augusto França

Faleceu, no passado dia 18 de Setembro, aos 98 anos, o tomarense José-Augusto França. Historiador, sociólogo, crítico de arte, a José-Augusto França se deve…

Fase instrutória do processo do acidente que vitimou Sara Carreira começa dia 23 em Santarém

A fase instrutória do processo em que a fadista Cristina Branco e o ator Ivo Lucas são acusados de homicídio negligente, pela morte da…