O jornal Voz da Fátima, que este ano assinala o seu centenário, é o mote para a quarta visita temática à exposição “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual” no ano pastoral 2021/2022.

A visita, que decorrerá no dia 03 de Agosto, a partir das 21:15, será orientada pela directora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima, Carmo Rodeia, e pretende dar a conhecer o jornal que há um século “é a voz e o rosto do santuário, tendo acompanhado, promovido e difundido o acontecimento e a mensagem de Fátima, percorrendo as principais edições, temas e protagonistas tratados por este periódico”, informou o santuário.

Segundo informação disponibilizada pelo Santuário de Fátima, o jornal Voz da Fátima tem uma tiragem de cerca de 60 mil exemplares, é distribuído gratuitamente e “procurou ser sempre um rosto deste lugar [Fátima], sem deixar de contribuir para a reflexão sobre o país e o mundo”.

A decisão de criar o jornal foi tomada em 04 de Maio de 1922, por uma Comissão Canónica criada pelo então bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva, e a publicação teria a finalidade de publicar todas as notícias e informações relativas aos acontecimentos de Fátima e, em concreto, as aparições.

O primeiro número da Voz da Fátima teve uma tiragem inicial de 6 mil exemplares, que chegou a aproximar-se dos 250 mil em 1954.

A visita temática é seguida de uma visita à exposição, que desde a sua inauguração já foi visitada por mais de 135 mil pessoas.

Nesta exposição, “os visitantes poderão percorrer, até 15 de Outubro de 2022, a história de Fátima pelos vários rostos que a fizeram”, informou o santuário, acrescentando que a mostra está dividida em duas partes.

“Num primeiro momento, que percorre o primeiro século de Fátima, dão-se a conhecer os rostos relevantes da história da Cova da Iria, a começar pelos três videntes [Francisco, Jacinta e Lúcia], passando pelos impulsionadores, administradores, investigadores e até os adversários de Fátima, que assumiram dúvidas e militâncias em relação ao acontecimento da Cova da Iria”, explica.

Uma galeria fotográfica dos protagonistas de Fátima, como os próprios peregrinos, e a mostra de objectos oferecidos pelos Papas ao Santuário, nomeadamente as rosas de ouro e o anel de São João Paulo II, integram também a exposição patente no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Leia também...

Águas de Santarém dinamiza debate em mais uma edição da AgroGlobal

Na IX edição da AgroGlobal, feira bianual do sector agrícola profissional, –…
Foto de arquivo

Escola Superior Agrária com curso em produção bioindustrial de insetos

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Produção Bioindustrial de Insetos foi…

Ações de sensibilização da APAV na Azambuja

Azambuja e Alcoentre vão receber, dia 17 de Maio, ações de sensibilização…

Águas de Santarém requalifica pavimento na Calçada de Santa Clara

A empresa Águas de Santarém (AS) concluiu os trabalhos de pavimentação na…