No passado dia 20 de Agosto, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, recebeu quatro jovens que participam no Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018.

Nesta recepção, estiveram presentes técnicos do município associados à iniciativa e à Protecção Civil e o Comandante e o Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Foi realizado um brífingue inicial e esclarecidos os principais pontos desta acção.

Após a recepção, os jovens receberam uma formação em cartografia, no quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, no âmbito da articulação entre as duas entidades.

O Município de Torres Novas aderiu a esta iniciativa, do Instituto Português do Desporto e Juventude, que consiste num programa de voluntariado juvenil, que decorre entre os dias 20 de Agosto e 7 de Setembro de 2018, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respectivos ecossistemas.

Podem inscrever-se neste programa jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, inclusive, com condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas. As inscrições podem ser realizadas na Loja Ponto Já, em Torres Novas.

Os jovens participantes têm direito a seguro, certificado de participação, formação específica sobre as actividades a desenvolver e a uma bolsa diária.

Pretende-se sensibilizar os jovens para a prevenção e detecção de incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental.

A acção de voluntariado decorre no posto de vigia tendo como objectivo a vigilância terrestre de qualquer foco de incêndio ou outras ocorrências suscetíveis de alerta em espaços rurais, em articulação com a GNR e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos.

Leia também...

Visitas a doentes internados nos hospitais do Médio Tejo retomadas sábado

As visitas a doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), suspensas desde 13 de Março, são retomadas no sábado, com excepção das…

Município de Ourém vai criar Centro de Documentação Joaquim Ribeiro

O Município de Ourém vai criar o Centro de Documentação Joaquim Ribeiro no edifício da antiga escola primária de Zambujal, anunciou hoje a autarquia.…

Cáritas quer avaliar “impacto” da sua acção e imagem junto da população

  A Cáritas Portuguesa reuniu-se em Conselho Geral, entre sábado e domingo, com representantes das 20 dioceses que constituem a rede nacional, assumindo a…

Verão in.Str  2023- Festival das Artes e da Cultura com propostas para todos os gostos

O programa cultural Verão in.Str – Festival das Artes e da Cultura está de regresso com mais de uma centena de propostas para todos…