No passado dia 20 de Agosto, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, recebeu quatro jovens que participam no Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018.

Nesta recepção, estiveram presentes técnicos do município associados à iniciativa e à Protecção Civil e o Comandante e o Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Foi realizado um brífingue inicial e esclarecidos os principais pontos desta acção.

Após a recepção, os jovens receberam uma formação em cartografia, no quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, no âmbito da articulação entre as duas entidades.

O Município de Torres Novas aderiu a esta iniciativa, do Instituto Português do Desporto e Juventude, que consiste num programa de voluntariado juvenil, que decorre entre os dias 20 de Agosto e 7 de Setembro de 2018, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respectivos ecossistemas.

Podem inscrever-se neste programa jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, inclusive, com condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas. As inscrições podem ser realizadas na Loja Ponto Já, em Torres Novas.

Os jovens participantes têm direito a seguro, certificado de participação, formação específica sobre as actividades a desenvolver e a uma bolsa diária.

Pretende-se sensibilizar os jovens para a prevenção e detecção de incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental.

A acção de voluntariado decorre no posto de vigia tendo como objectivo a vigilância terrestre de qualquer foco de incêndio ou outras ocorrências suscetíveis de alerta em espaços rurais, em articulação com a GNR e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos.

Leia também...

Reclusos de Torres Novas cuidam de horta vertical em projecto solidário

Uma horta vertical hoje inaugurada no Estabelecimento Prisional de Torres Novas visa mudar a vida de 41 reclusos e, ao mesmo tempo, apoiar 100…

Nove membros do clero e um leigo afastados por causa de abusos sexuais

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) informou que nove membros do clero e um leigo continuam afastados do exercício ministério por causa de abusos sexuais…

Alcanena candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular

A nona edição das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal aceitou a candidatura do Município de Alcanena, numa edição dedicada ao Património Imaterial.…

Duas pessoas electrocutadas em cabo de média tensão em Rio Maior

Duas pessoas foram hoje electrocutadas num cabo de rede de média tensão, em Rio Maior , tendo ficado feridas com gravidade, disse à Lusa…