No passado dia 20 de Agosto, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, recebeu quatro jovens que participam no Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018.

Nesta recepção, estiveram presentes técnicos do município associados à iniciativa e à Protecção Civil e o Comandante e o Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Foi realizado um brífingue inicial e esclarecidos os principais pontos desta acção.

Após a recepção, os jovens receberam uma formação em cartografia, no quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, no âmbito da articulação entre as duas entidades.

O Município de Torres Novas aderiu a esta iniciativa, do Instituto Português do Desporto e Juventude, que consiste num programa de voluntariado juvenil, que decorre entre os dias 20 de Agosto e 7 de Setembro de 2018, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respectivos ecossistemas.

Podem inscrever-se neste programa jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, inclusive, com condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas. As inscrições podem ser realizadas na Loja Ponto Já, em Torres Novas.

Os jovens participantes têm direito a seguro, certificado de participação, formação específica sobre as actividades a desenvolver e a uma bolsa diária.

Pretende-se sensibilizar os jovens para a prevenção e detecção de incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental.

A acção de voluntariado decorre no posto de vigia tendo como objectivo a vigilância terrestre de qualquer foco de incêndio ou outras ocorrências suscetíveis de alerta em espaços rurais, em articulação com a GNR e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos.

Leia também...

Moradores alarmados com crimes violentos no Centro Histórico

Homicídio de uma cidadã brasileira, a 27 de Janeiro último, é o…

Comemorações do 25 de Abril em Santarém canceladas

O Município de Santarém e as Comemorações Populares do 25 de Abril…

Viver Santarém recebe o primeiro edital de piscinas emitido em Portugal

O Director do Instituto de Socorros a Náufragos, Capitão José Gouveia, visitou…

Lar de Alcanena com 93 infectados e três mortos

O Centro de Bem-Estar Social de Alcanena tem 71 utentes e 22…