No passado dia 20 de Agosto, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, recebeu quatro jovens que participam no Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018.

Nesta recepção, estiveram presentes técnicos do município associados à iniciativa e à Protecção Civil e o Comandante e o Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Foi realizado um brífingue inicial e esclarecidos os principais pontos desta acção.

Após a recepção, os jovens receberam uma formação em cartografia, no quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, no âmbito da articulação entre as duas entidades.

O Município de Torres Novas aderiu a esta iniciativa, do Instituto Português do Desporto e Juventude, que consiste num programa de voluntariado juvenil, que decorre entre os dias 20 de Agosto e 7 de Setembro de 2018, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respectivos ecossistemas.

Podem inscrever-se neste programa jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, inclusive, com condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas. As inscrições podem ser realizadas na Loja Ponto Já, em Torres Novas.

Os jovens participantes têm direito a seguro, certificado de participação, formação específica sobre as actividades a desenvolver e a uma bolsa diária.

Pretende-se sensibilizar os jovens para a prevenção e detecção de incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental.

A acção de voluntariado decorre no posto de vigia tendo como objectivo a vigilância terrestre de qualquer foco de incêndio ou outras ocorrências suscetíveis de alerta em espaços rurais, em articulação com a GNR e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos.

Leia também...

Alunos e Professores de Erasmus recebidos na Câmara de Santarém

A Câmara de Santarém recebeu ontem, dia 18 de Outubro, um grupo…

Pulseira electrónica para suspeito de violência doméstica

Um homem, de 48 anos de idade, foi detido pela GNR no…

Serviço de Transportes a pedido arranca em Alpiarça

O USO arranca no concelho de Alpiarça no dia 1 de Janeiro…

Cemitério de Gançaria requalificado

O Executivo Municipal aprovou um apoio financeiro no valor de 7.420€ à…