A junta de freguesia de Pernes quer criar o Museu do Pião, que vai integrar o espólio doado por Cândido de Azevedo. A intenção foi anunciada pelo presidente da junta, Raul Violante, durante a iniciativa que celebrou o Dia Mundial do Pião, na quarta-feira, 12 de Outubro.

Da doação, fazem parte centenas de peças como pinturas orientais, pedras preciosas e semipreciosas porcelanas, caixas trabalhadas, peças em marfim, estatuetas, bordados, instrumentos musicais, mobiliário oriental antigo, e mais de 1000 piões de materiais diversos, em parte com origem na diáspora portuguesa.

Para assinalar o dia mundial do Pião, a junta de freguesia de Pernes realizou uma atividade para a promoção deste jogo tradicional na EB1/JI de Pernes, que contou com participação do professor Cândido de Azevedo, um apaixonado pelo brinquedo, que fez uma retrospetiva histórica do que foi o pião como entretenimento, da sua origem e da evolução ao longo dos tempos.

A iniciativa contou ainda com a participação da vereadora da Câmara de Santarém, Carmen Antunes, que realçou a “importância de transmitir aos mais jovens, aquelas que eram as formas de entretenimento no tempo dos seus avós”.

Leia também...

“Coisinha Sexy” estreia em Santarém

Integrado no programa da Temporada de Outono do Círculo Cultural Scalabitano, o actor Paulo Patrício vai estrear o seu novo espectáculo “Coisinha Sexy”. Uma…

BONS SONS dá as boas-vindas ao fim-de-semana com música e cinema

A música portuguesa já se instalou em Cem Soldos. As tendas estão montadas, o amor de verão está no ar e as casas, as…

Doutor Cândido Azevedo dá conferência em Santarém

Professor Doutor Cândido Azevedo, orientalista e estudioso da História da Expansão Portuguesa, convidado pelo Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes vai realizar no…

24ª edição do Mês da Enguia em Salvaterra de Magos começa esta sexta-feira

O concelho de Salvaterra de Magos recebe durante todo o mês de Março, a 24ª edição do Mês da Enguia, um certame gastronómico que…