A junta de freguesia de Pernes quer criar o Museu do Pião, que vai integrar o espólio doado por Cândido de Azevedo. A intenção foi anunciada pelo presidente da junta, Raul Violante, durante a iniciativa que celebrou o Dia Mundial do Pião, na quarta-feira, 12 de Outubro.

Da doação, fazem parte centenas de peças como pinturas orientais, pedras preciosas e semipreciosas porcelanas, caixas trabalhadas, peças em marfim, estatuetas, bordados, instrumentos musicais, mobiliário oriental antigo, e mais de 1000 piões de materiais diversos, em parte com origem na diáspora portuguesa.

Para assinalar o dia mundial do Pião, a junta de freguesia de Pernes realizou uma atividade para a promoção deste jogo tradicional na EB1/JI de Pernes, que contou com participação do professor Cândido de Azevedo, um apaixonado pelo brinquedo, que fez uma retrospetiva histórica do que foi o pião como entretenimento, da sua origem e da evolução ao longo dos tempos.

A iniciativa contou ainda com a participação da vereadora da Câmara de Santarém, Carmen Antunes, que realçou a “importância de transmitir aos mais jovens, aquelas que eram as formas de entretenimento no tempo dos seus avós”.

Leia também...

DGS actualiza orientação para equipamentos culturais quase sem alterações

A orientação da Direção-Geral da Saúde relativa à utilização de equipamentos culturais,…

Livro “Os Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

“Os Bordados de Glória do Ribatejo” fazem parte do Inventário Nacional do…

Programação da Materiais Diversos em Alcanena e Cartaxo aposta na participação e reflexão

A associação Materiais Diversos vai este ano centrar a sua programação regular…

Novembro convida à descoberta da força das imagens no Cartaxo

A sala de cinema do Centro Cultural do Cartaxo volta a ser,…