A junta de freguesia de Pernes quer criar o Museu do Pião, que vai integrar o espólio doado por Cândido de Azevedo. A intenção foi anunciada pelo presidente da junta, Raul Violante, durante a iniciativa que celebrou o Dia Mundial do Pião, na quarta-feira, 12 de Outubro.

Da doação, fazem parte centenas de peças como pinturas orientais, pedras preciosas e semipreciosas porcelanas, caixas trabalhadas, peças em marfim, estatuetas, bordados, instrumentos musicais, mobiliário oriental antigo, e mais de 1000 piões de materiais diversos, em parte com origem na diáspora portuguesa.

Para assinalar o dia mundial do Pião, a junta de freguesia de Pernes realizou uma atividade para a promoção deste jogo tradicional na EB1/JI de Pernes, que contou com participação do professor Cândido de Azevedo, um apaixonado pelo brinquedo, que fez uma retrospetiva histórica do que foi o pião como entretenimento, da sua origem e da evolução ao longo dos tempos.

A iniciativa contou ainda com a participação da vereadora da Câmara de Santarém, Carmen Antunes, que realçou a “importância de transmitir aos mais jovens, aquelas que eram as formas de entretenimento no tempo dos seus avós”.

Leia também...

Festival de Órgão de Santarém e Universidade de Coimbra firmam acordo de colaboração

No passado dia 1 de Dezembro, foi assinado o Acordo de Colaboração…

“Foi uma satisfação escrever sobre Santarém”

Martinho Vicente Rodrigues autor de “História de Santarém” A “História de Santarém”,…

José Freitas lança livro “Aves no Ribatejo” que reúne 150 espécies do Ribatejo

José Freitas lançou o seu primeiro livro “Aves no Ribatejo”, uma obra…

Parlamento congratula-se pela atribuição de Grammy latino a José Cid

A Assembleia da República congratulou-se esta sexta-feira, 22 de Novembr, com a…