A junta de freguesia de Pernes quer criar o Museu do Pião, que vai integrar o espólio doado por Cândido de Azevedo. A intenção foi anunciada pelo presidente da junta, Raul Violante, durante a iniciativa que celebrou o Dia Mundial do Pião, na quarta-feira, 12 de Outubro.

Da doação, fazem parte centenas de peças como pinturas orientais, pedras preciosas e semipreciosas porcelanas, caixas trabalhadas, peças em marfim, estatuetas, bordados, instrumentos musicais, mobiliário oriental antigo, e mais de 1000 piões de materiais diversos, em parte com origem na diáspora portuguesa.

Para assinalar o dia mundial do Pião, a junta de freguesia de Pernes realizou uma atividade para a promoção deste jogo tradicional na EB1/JI de Pernes, que contou com participação do professor Cândido de Azevedo, um apaixonado pelo brinquedo, que fez uma retrospetiva histórica do que foi o pião como entretenimento, da sua origem e da evolução ao longo dos tempos.

A iniciativa contou ainda com a participação da vereadora da Câmara de Santarém, Carmen Antunes, que realçou a “importância de transmitir aos mais jovens, aquelas que eram as formas de entretenimento no tempo dos seus avós”.

Leia também...

“Sonho” é o álbum de estreia de Isaac Pimenta

   Depois de aguçar a curiosidade aos fãs com o single “Sonho”, apresentado num videoclip da autoria do artista Leonardo Sousa, o músico scalabitano…

Convento de S. Francisco recebe tributo a Stevie Wonder

O Convento de São Francisco é palco hoje, sexta-feira, dia 20, pelas 21h30, de um ‘Tributo a Stevie Wonder’. O cantor e compositor norte-americano…

Feira reúne 30 doceiros profissionais em Abrantes

A divulgação e comercialização de doces tradicionais vai levar 30 doceiros a participarem na XVIII Feira Nacional de Doçaria Tradicional, que se realiza de…

Fundação Luiza Andaluz acolhe lançamento de livro com textos escritos pela fundadora da congregação

No dia 18 de Outubro, entre as 15h00 e as 17h00, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, em parceria com a…