Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso público relativo à empreitada de modernização da linha ferroviária de Vendas Novas, com um preço-base de 85 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Segundo a IP, em comunicado enviado à agência Lusa, a empreitada de Modernização da Linha de Vendas Novas tem como “principal objectivo a ampliação das estações para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento”.

A intervenção visa potenciar “as condições de exploração” da linha e reforçar “a ligação ferroviária do Porto de Sines com as plataformas logísticas nacionais e com a Europa”.

Os trabalhos, com um prazo de execução de 36 meses, incluem a “substituição da superestrutura de via com utilização de travessas polivalentes de betão e carril 60 E1”, o “prolongamento e renovação das Estações de Muge, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal” e a “renovação das restantes estações”.

A empreitada integra também obras de terraplanagem, drenagem e reperfilamento de taludes, 17 quilómetros de tratamento da plataforma (alguns em estações), 69 passagens hidráulicas e três pontões metálicos (que requerem suspensão de via).

O encerramento de seis passagens de nível (PN) e a construção de quatro passagens superiores rodoviárias com os respectivos restabelecimentos, a automatização de várias PN e a construção de infra-estruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações também constam do projeto em concurso.

A IP referiu que estão envolvidos ainda trabalhos como e reabilitação/reformulação e/ou implementação de drenagem, adaptação das instalações fixas de tracção eléctricas e obras em edifícios e salas técnicas, entre outros.

A linha ferroviária alvo do concurso “desenvolve-se ao longo de 69,375 quilómetros, entre Setil, onde cruza a Linha do Norte, e Vendas Novas, onde intersecta a Linha do Alentejo”, atravessando os concelhos de Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Montijo, Montemor-o-Novo e Vendas Novas, explicou a empresa.

“Actualmente, a linha é exclusivamente percorrida por composições de mercadorias, assumindo-se como um dos principais eixos de mercadorias entre Norte-Sul”, disse.

Ao circularem por este itinerário ferroviário, “os comboios de mercadorias evitam a passagem pela zona de Lisboa, que apresenta duas significativas restrições”, nomeadamente “as limitações de carga na Ponte 25 de Abril e a saturação da capacidade, sentida já na Linha de Cintura e sobretudo na Linha do Norte”.

“Assim, a Linha de Vendas Novas, que integra o Corredor Internacional Sul do Ferrovia 2020, é fundamental para promover um transporte de mercadorias mais eficiente e assim potenciar a competitividade da economia nacional”, vincou a IP.

O concurso agora lançado integra uma candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Empreitada de Modernização da Linha de Vendas Nova”.

Leia também...

Produtores de tomate vão gastar até mais 1500 euros por hectare com escalada de preços

As organizações de produtores de tomate para indústria dizem estar preocupadas com a escalada dos preços dos factores de produção, prevendo-se, que em 2022,…

Melhor Ideia de Negócio do EmpreEscola vence Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro

Em Abril, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém deu a conhecer, numa cerimónia no Entroncamento, as melhores ideias de negócio do…

Encontro Internacional de Negócios em novo formato

O Nersant Business – Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo vai realizar-se 2 a 6 de Novembro de modo “totalmente virtual”, estando já confirmadas…

Ourém sensibiliza para a Economia Circular e Indústria 4.0

O Município de Ourém acolhe no próximo dia 22 de Novembro, pelas 17h00, um seminário dinamizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de…