Chegou ao fim, a 16 de Novembro, o 46.º Campeonato Nacional das Profissões – Skillsportugal, uma iniciativa promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) – WorldSkills Portugal, que representa o nosso país nas organizações “WorldSkills Europe” e “WorldSkills International”.

Durante três dias, o maior evento nacional de educação e formação, levou ao Europarque, em Santa Maria da Feira, cerca de 450 jovens que seguiram a via da formação profissional, a competirem entre si para se apurarem os melhores de cada uma das profissões a concurso.

Os participantes, com idades entre os 17 e os 29 anos, são oriundos de centros de formação, escolas e empresas das 7 regiões do país. A região Norte esteve representada por 184 jovens; o Centro por 57; Lisboa e Vale do Tejo contou com 107 concorrentes; o Alentejo com 44; o Algarve com 21; a Região Autónoma dos Açores com 20; e, por fim, a Região Autónoma da Madeira com 9. O evento contou ainda com uma comitiva de dois jovens do Luxemburgo.

Agrupadas em seis grandes sectores de actividade, foram 59 as profissões em competição, onde os concorrentes, simulando situações reais de trabalho, realizaram provas práticas de desempenho onde demonstraram as suas habilidades e competências, que foram avaliadas segundo exigentes critérios que seguem parâmetros estabelecidos internacionalmente.

Dentro de um clima de grande competitividade e salutar disputa, sob o lema “onde há competência, há um norte”, a região de Lisboa e Vale do Tejo alcançou 18 medalhas de ouro, 12 de prata, 11 de bronze e 17 Excelências. 

O melhor da região de Lisboa e Vale do Tejo é Raquel Almeida, da profissão “Cabeleireiro” que recebeu também o prémio de melhor jovem em competição do país.

Os jovens medalhados nesta etapa nacional poderão vir a representar Portugal na 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em Setembro de 2025, em Herning, na Dinamarca, e daí seguirem, dependendo dos seus resultados, para o Campeonato Mundial das Profissões que se realiza, em Setembro de 2026, em Xangai, na China.

Leia também...

Companhia das Lezírias extrai 780 toneladas de cortiça, mas preço baixa e falta mão-de-obra

A campanha de tiragem de cortiça da Companhia das Lezírias, uma das maiores explorações do país, atingiu as 52 mil arrobas (780 toneladas), mas…

Município de Sardoal reforça presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município de Sardoal vai estar presente, pelo oitavo ano, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com o intuito de apresentar e promover…

Promotor destaca mais-valia de Santarém para localização do novo Aeroporto

O promotor do projecto para construção de um aeroporto em Santarém, custeado por privados, defende as “vantagens diferenciadoras” desta localização, enquanto os autarcas da…

Memorável – Raúl Ferrão

Foi um dos compositores que mais colaborou para a configuração e difusão do “fado-canção. Elegeu formas com refrão, medrando melodias fluidas e de simples…