A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) distinguiu o livro ‘Catedral e Museu Diocesano de Santarém’, lançado em Dezembro de 2021, com o Prémio Melhor Catálogo do ano.

“O director e a equipa do Museu Diocesano de Santarém dedicam esta distinção, que a todos honra, aos mais de 50 especialistas que contribuíram generosamente com os diversos estudos sobre a Catedral e a colecção do Museu (muito valorizando o património histórico e artístico da Diocese de Santarém), assim como o apoio dos mecenas e amigos, o trabalho gráfico e fotográfico de Miguel Cardoso, e a impressão pela Gráfica Almandina”, refere uma nota.

A cerimónia decorreu sexta-feira, dia 27, na Academia Militar em Lisboa.

A responsável pelo sector dos Bens Culturais da Igreja na Diocese de Santarém disse que é fundamental conhecer “a expressão artística das comunidades cristãs”.

Eva Raquel Neves considerou o “culminar de muitos anos de trabalho” na recuperação e dinamização do património religioso.

Leia também...

Há 180 anos Passos Manuel comprou “casas” na Alcáçova de Santarém

A 1 de Maio de 1841, Manuel da Silva Passos e Gervásia de Sousa Falcão adquiriram, na Alcáçova de Santarém, “casas” onde o estadista…

Concerto de jazz no Convento S. Francisco em Santarém

O trio Tinoco, Almeida e Dias (Saxofone, contrabaixo e bateria) realiza um concerto de jazz no próxima sexta-feira, 18 de Setembro, no Convento de…

Samuel Úria leva a sua “Carga de Ombro” ao Teatro Virgínia em Torres Novas

“Devia ser cada vez mais fácil decifrá-lo. Mas não é. Samuel Úria é rebuscado, cifrado e, para dificultar a tarefa, está cheio de conteúdo…

Santuário de Fátima assinala 2021 como “o ano do regresso tímido” dos peregrinos

O Santuário de Fátima considerou hoje que “2021 foi o ano do regresso tímido, mas consistente, dos peregrinos às celebrações” na Cova da Iria,…