Bem ao contrário da direcção da Comunidade Autónoma de Madrid, presidida pela cada vez mais poderosa Isabel Díaz Ayuso, que tem valorizado a importância da tauromaquia na cultura e na economia madrilena, o Ayuntamiento de Madrid, presidido pelo alcaide José Luís Martínez-Almeida, ignorou as corridas de toiros madrilenas no vídeo promocional da cidade na Feira Internacional de Turismo de Madrid, a prestigiada FITUR.

Neste vídeo, em que a riqueza cultural e os locais mais emblemáticos de Madrid estão interligados pela palavra “chulo”, evidenciando os pontos de maior interesse turístico da cidade, não há nenhuma referência à Monumental de “Las Ventas”, que é, apenas, o tauródromo mais importante do panorama taurino mundial e que acolhe durante a Feira de Santo Isidro cerca de 700.000 espectadores, muitos dos quais são estrangeiros oriundos de todo o mundo.

Daí o impacto económico da tauromaquia na vida de Madrid, algo que, preconceituosamente, é omitido pelo poder municipal. Futebol, museus, restaurantes, flamenco, concertos e outros aspectos de menor grandeza constituem a oferta de Madrid ao turismo mundial, porém, a tauromaquia não conta para este “pack”. Que bom seria que o Ayuntamiento de Madrid – que ignora a Tauromaquia – prescindisse dos pesados impostos com que tributa a bilheteira das corridas de toiros! Quando toca a cobrar a conversa é outra…

Leia também...

Protecção Civil alerta para “cheias relâmpago” em zonas urbanas

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou hoje para a possibilidade de ocorrência de “cheias relâmpago” em zonas urbanas devido à…

Câmara de Santarém promove campanha de sensibilização para adoção de animais do CROAS

A Câmara de Santarém, através do Pelouro do Canil e Gatil Municipal vai voltar a promover uma nova campanha de sensibilização para a adoção…

Helena Sacadura Cabral apresenta livro “Pensar, Olhar, Viver” em Abrantes

A Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, vai receber no dia 9 de Março, pelas 16h00, a escritora Helena Sacadura Cabral para apresentar o…

Centro Social do Pego aciona Fundo de Socorro para saldar dívidas

O Centro Social do Pego, em Abrantes (Santarém), que atravessa graves problemas financeiros, com dívidas a fornecedores e a mais de 80 trabalhadores, vai…