As trotinetes Bird estão disponíveis para utilização a partir desta segunda-feira, 18 de Abril, estando nesta fase inicial 120 destes equipamentos à disposição dos utilizadores num regime de projecto-piloto, em toda a zona urbana do concelho de Santarém.

Na manhã de hoje, Bernardo Janson, Contry Manager da Bird, e Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém assinaram o memorando para a utilização dos equipamentos no concelho. Depois da assinatura, os vários membros do executivo estiveram no Largo do Seminário, onde puderam experimentar as trotinetes que estão disponibilizadas à população.

Para usar as trotinetes, os utilizadores precisam de um smartphone, descarregar a aplicação, associar um cartão de crédito, para depois digitalizar um código e a partir do momento em que digitaliza o código na trotinete que se quer andar, começa a fazer a viagem e no final da viagem é cobrado o valor do tempo que se andou.

Bernardo Jasen, responsável da Bird, explicou os locais onde se podem encontrar estes equipamentos e os objectivos futuros que passam por interligar os três concelhos.

“São os pontos que acreditamos que terão mais procura e zonas onde achamos que as pessoas precisam de transporte. Nomeadamente junto a pólos universitários, zona da estação de comboio, a zona da feira, escolas e também estabelecimentos públicos. Há uma zona do concelho de Santarém que está definida e visível na aplicação, iremos interligar com Almeirim através da ponte D. Luís. As pessoas podem ver a zona onde podem circular. Estamos a avaliar ainda a ligação ao Cartaxo, visto que estas trotinetes podem ser utilizadas na estrada nacional”, diz.

O responsável garante que as trotinetes tem capacidade assegurada para 40 quilómetros de viagem.

Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia de Santarém, espera que esta seja uma aposta de sucesso e deixa um apelo a todos para que seja efectuada uma boa utilização das trotinetes para o bem de todos.

“É uma aposta que Santarém está a fazer e esperamos que tenha sucesso. […] Sabemos que os mais jovens tem uma maior propensão para poder utilizar este tipo de meios e gostava de fazer aqui um apelo. Temos alguns locais onde ficam as trotinetes, chamadas docas secas, e queremos que as deixem nesses espaços para que não aconteça aquilo que tem havido em outras cidades, onde as deixam em sítios menos próprios. Fazemos esse apelo já desde a primeira hora e queremos acreditar que agora vamos começar com 125 trotinetes e talvez daqui a algum tempo iremos ter mais destes equipamentos. Junto das escolas e dos mais jovens já há aqui uma grande entusiasmo com as trotinetes e esperamos que seja do agrado de toda a população”, destaca o edil.

No primeiro mês, a empresa tem uma promoção que oferece uma viagem de 15 minutos gratuita com o código ‘OLÁRIBATEJO’. Na aplicação os utilizadores tem que introduzir este código e tem uma viagem grátis até 15 minutos para usar nas trotinetes.

O concelho do Cartaxo tem a partir desta segunda-feira disponíveis 75 equipamentos e Almeirim terá também 75 trotinetes a partir do próximo dia 25 de Abril.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…