Foto ilustrativa

Mais de 30 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 70 concelhos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria, Aveiro, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado de incêndio.

Vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto, Porto e Viana do Castelo estão hoje em perigo elevado de incêndio.

Desde o início do ano houve 2.148 fogos florestais e arderam 7.431 hectares em espaços rurais, de acordo com dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado com períodos de chuva, temporariamente persistente no Norte e Centro, vento por vezes forte e com rajadas, pequena descida de temperatura mínima no litoral Norte e Centro e da máxima, em especial no interior Norte e Centro e na região Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 6 graus Celsius (em Bragança) e os 12 (em Faro) e as máximas entre os 17 (em Viana do Castelo) e os 25 (em Bragança).

Leia também...

‘Bloco Central’ garante estabilidade governativa no Município de Santarém

Os dois principais partidos do arco da governação assinaram um acordo inédito que visa garantir a “estabilidade governativa” da autarquia no mandato 2021-2025 e…

Município da Chamusca lança campanha solidária de recolha de roupa

O Município da Chamusca e a Loja Solidária “A Botica”, têm a decorrer a campanha “Natal Solidário: Roupas que Aquecem Vidas”, uma iniciativa que…

Sardoal celebrou 493 anos de elevação a vila com concertos, exposições e homenagens

Concertos, exposições, mostra de actividades económicas, gastronomia, desporto e homenagens integraram o programa das Festas do Concelho de Sardoal, que decorreu de sábado à…

GNR recupera cavalo abandonado há 15 anos

A Guarda Nacional Republicana recolheu, no passado dia 1 de Junho, um cavalo que se encontrava abandonado há cerca de 15 anos, na localidade…