Foto ilustrativa

Municípios, associações e a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo vão contratualizar com o Turismo de Portugal mais de sete milhões de euros de investimento, foi hoje divulgado.

A ERT do Alentejo e Ribatejo, em comunicado enviado à agência Lusa, indicou que os contratos vão ser assinados, em Coimbra, na segunda-feira de manhã, com a “presença do ministro da Economia e da Coesão Territorial, do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo”.

Segundo o comunicado, o incentivo aprovado pelo Turismo de Portugal para a qualificação do turismo alentejano e ribatejano permitirá “alavancar um investimento superior a sete milhões de euros, em projetos de criação de centros ambientais e de roteiros de visitação, assentes nos recursos endógenos, na cultura e na valorização turística de áreas naturais”.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Agência Regional de Promoção Turística, José Santos, citado no comunicado, afirmou que “este conjunto de investimentos representam uma sólida evidência do alinhamento dos atores públicos e privados em direção a uma oferta turística mais competitiva”.

“Tenho de destacar o projeto integrado de valorização turística da Serra de Ossa que junta os cinco municípios daquele território e que é coordenado pela Entidade Regional de Turismo, num investimento superior a quatro milhões de euros”, adiantou.

Mas também, acrescentou, “a iniciativa da Câmara Municipal da Vidigueira para a ativação do programa turístico Alentejo ‘Terras de Pão’, e, da Câmara Municipal de Barrancos, relacionada com as intervenções no Castelo de Noudar”.

Segundo José Santos, a criação da Estação das Artes, na Estação de Santa Clara-Saboia, numa iniciativa da associação cultural do concelho de Odemira, “fecha o leque dos projetos do Alentejo que são apoiados pelo Turismo de Portugal”.

No Ribatejo, de acordo com o comunicado, o município de Coruche vai avançar com a criação do Centro de Interpretação Ambiental, na Herdade dos Concelhos, “investimento relevante para a estruturação de uma oferta mais assente em vetores naturais e em parâmetros de sustentabilidade”, o que “se enquadra na estratégia regional de desenvolvimento turístico da Entidade Regional de Turismo”.

 Os projetos deverão estar concluídos até ao final de 2027.

Leia também...

Rotary Clube de Santarém atribui Prémios Carreira e Profissional do Ano

Em 2023, o conselho director do Rotary Clube de Santarém decidiu atribuir o Prémio Profissional do Ano a Filipe Castro, arqueólogo náutico com carreira…

10 anos de prisão para pai por violar e abusar sexualmente da filha

O Tribunal de Santarém condenou um homem, de 44 anos, a 10 anos de prisão e ao pagamento de 5 mil euros de indemnização…

Marchas Populares regressam à Avenida nas Festas de Almeirim

Os Santos Populares chegam no mês de Junho, e com eles, o desfile das marchas populares, na Avenida 25 de Abril, este ano, com…

Entrada de de Toiros em Quinta-Feira de Espiga marcada para o meio-dia

Em Quinta-feira de Ascensão o dia na Chamusca começa pelas 08h00 com a Tradicional Apanha da Espiga nos campos da região, um símbolo muito…