A Associação Manifestival vai realizar pelo terceiro ano consecutivo o Manifestival 2018, em Manique do Intendente.

O termo Manifestival deriva de Manifesto e Festival e pretende ser um manifesto pela vida no interior em zonas rurais. É uma forma de mostrar uma terra com vida, vibrante, onde vivem pessoas e se criam famílias, mas que é deficitária na oferta cultural de qualidade, na maior parte das vezes. Daí a aposta em formas artísticas diversas, que vão da música popular ou tradicional ao jazz, passando pelo rock e outros, dando primazia a projectos emergentes de qualidade. A outra vertente é dar a conhecer a todos os artistas e espectadores o que de melhor a região tem para oferecer.

O propósito é dinamizar esta zona rural do concelho da Azambuja, criar novos públicos combatendo assim as desigualdades territoriais.

“A entrada será livre, como as anteriores edições, pois queremos proporcionar ás nossas gentes a hipótese de estarem em contacto com diversas formas de expressão musical e que não sobrecarreguem os seus orçamentos”, explica a organização em comunicado.

A abertura do Manifestival será às 16 horas de dia 25 de Agosto, com final à 2 horas da manhã.

O local do evento será na Praça dos Imperadores em Manique do Intendente, de extrema beleza e local nobre da região, “sendo intenção também promover este espaço sem igual em Portugal e com grandes potencialidades”, avançam.

A viagem pelo jazz, blues e improviso espelha o espírito do festival proporcionando aos festivaleiros o acesso a novos sons e abordagens musicais e aos músicos a oportunidade de mostrarem o seu trabalho num novo ambiente.

Vocacionado para todas as idades, o Manifestival, tem como diferenciação absoluta a partilha de uma variedade de sonoridades pouco habituais no meio rural em ambiente festivo e contou, como nas edições anteriores, com o apoio da Camara Municipal da Azambuja e da União das freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.

A outra vertente, que foi elogiada nos anos anteriores, é a parte gastronómica dando ênfase aos produtos da região e da época. Este ano haverá ainda passeios de charrete para assim dar melhor a conhecer Manique do Intendente.

Do cartaz desta 3ªedição fazem parte:

ZORBA – Com uma sonoridade blues-rock Zorba é um One Man Band fazendo a voz, guitarra eléctrica e percussão;

OS MALVADOS – Banda rock de Manique do Intendente;

SANDY BLUES BAND – Quarteto de blues-rock/funk, um dos projectos da cantora Sandra Soares que já conta com extenso curriculum na música nacional;

MIGA (Make Iberia Great Again) – Quarteto de jazz com dois músicos portugueses (Bernardo Tinoco – sax e Dinis Costa – piano) e dois espanhóis (Pablo Patiño Moledo – contrabaixo e Miguel Fernandez – bateria);

RITCHAZ CABRAL – Jovem músico e produtor de origem cabo-verdeana que trará a incrível música das ilhas;

PRASO – Grande mestre do hip-hop/rap nacional, fundador dos Alcool Club que vem apresentar o seu projecto solo.

O resto da noite é dos DJ Richard Beats e DJ No New News. A entrada livre, como sempre.

Haverá, além ada animação musical, porco no espeto, farinheiras do Celestino, o queijo do Sr. Adolfo e outras iguarias, Mercadinho com produtos hortícolas da época vendidos pelos próprios produtores e passeios de charrete se o tempo assim o permitir.

Leia também...

Museu Diocesano de Santarém há quatro anos a anunciar a memória cristã através da arte

O Museu Diocesano de Santarém assinalou o seu quarto aniversário no passado…

Comércio local do Cartaxo promove a Feira de Todos os Santos

O Município e o Grupo de Trabalho para a Promoção do Comércio…

Coro de 55 jovens japoneses enche Sé Catedral de Santarém

O coro de jovens japoneses «Gloria Boys Choir» deu um concerto na…

Tarde solidária para ajudar a ‘Maria Rita’ em Alpiarça

Menina de quatro anos que sofre de encefalopatia epiléptica.